ARGANIL: Tomada de posse dos (renovados) corpos sociais dos Bombeiros

Na passada segunda-feira, no salão nobre Comandante João Castanheira Nunes do quartel-sede. realizou-se a tomada de posse dos (renovados) corpos sociais da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Argus para o quadriénio 2021/2025.

O reeleito presidente da assembleia geral, António Carvalhais da Costa, convidou o presidente honorário, António Pereira Alves, “o homem que nos honra e que honra esta Associação para me dar posse”, destacando e enaltecendo “os mais de 40 anos que dedicadamente serviu esta casa”.

“Os Bombeiros estão no meu coração”, disse António Pereira Alves, recordou os cargos que exerceu na Associação e os comandantes que trabalharam consigo, o saudoso Eduardo Ventura, Carlos Gama e António Pereira Pinheiro, salientando ainda que “ainda hoje, se fosse possível, continuava junto da instituição que está acima de todos nós”, manifestando a sua satisfação “por ver jovens, é necessário renovar” nos corpos sociais, a todos desejando felicidades e fazendo votos que “esta instituição que está 24 horas ao serviço da comunidade, continue a honrar o concelho de Arganil e o país”.

Depois de empossado, o presidente da assembleia geral disse ser “uma honra receber o testemunho das suas mãos”, agradecendo mais uma vez ao dr. António Pereira Alves os serviços prestados aos Bombeiros, enalteceu a juventude “precisamos desta irreverência, novas ideias”, deixou também o seu agradecimento “a todos que continuam connosco e aceitaram o desafio” de servir a Associação, deixando o seu “obrigado a todos”.

O reeleito presidente da direcção, Pedro Pereira Alves, começou por referir que “convoquei uma reunião da direcção com todos os corpos sociais logo a seguir a tomada de posse, porque entendo que esta seja a melhor forma de demonstrar que logo no primeiro dia, logo na primeira hora, habituamo-nos a trabalhar e a desenvolver uma acção nesta Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Argus, de Arganil. Vamos ao trabalho (…), temos oportunidade de tratar assuntos muitos importantes para a nossa Associação, dar uma visão do que é a Associação, qual é a saúde da Associação, económica, financeira e a outros níveis e, naturalmente, dar outras informações que são bastante úteis”, agradecendo ainda a presença da comunicação social, A COMARCA DE ARGANIL e Rádio Clube de Arganil “nesta tomada de posse, a vossa presença, que é sempre uma presença amiga, uma presença que permite realmente comunicar, informar o público em geral das nossas actividades, da nossa acção”.

Pedro Pereira Alves disse ainda que “a Associação, direi que é das mais importantes de todo o concelho, não queremos assumir a importância da liderança, para nós a importância está no trabalho que desenvolvemos que está exactamente na dimensão e na grandeza que atingimos, respeitando os outros, este respeito pelas outras associações, sejam elas humanitárias, sejam elas culturais, sejam elas de solidariedade, sejam elas doutra matriz é que fazem de nós também grandes. É esta grandeza que queremos atingir, respeitando todos, respeitando toda a população em geral, tratando todos os associados por igual, tratando a comunidade toda por igual. É evidente que como somos humanos, é natural que haja imperfeições e dessas imperfeições delas apresentamos as nossas desculpas”.

Corpos sociais para o quadriénio 2021/2025

Assembleia geral – António Carvalhais da Costa, presidente; Abel Ventura Fernandes, vice-presidente; José Manuel Marques da Costa, secretário; e Áurea Alexandra Dória Vila Nova e Arménio Simões Baptista, suplentes.

Direcção – Pedro Pereira Alves, presidente; António Lopes Nogueira e Cristina Maria Almeida Jorge Figueiredo, vice-presidentes; Paulo Jorge Ludovino Martins, secretário; Rita Ferreira Jorge, secretário-adjunto; Jorge Manuel Pereira de Figueiredo, tesoureiro; José Luís das Neves Soares, António Manuel Ventura Fernandes e Vitor Mendes Afonso, vogais; António José Ventura Dias, Carla Teresa Teixeira Leandro e Lara Sofia Teixeira Leandro, suplentes.

Conselho fiscal – Gonçalo Nuno Figueiredo Dias, presidente; Marta Maria Santos da Silva, vice-presidente; Maria Eunice Freitas Baeta, secretária; e Edite Lurdes Novais da Silva e Romão Gonçalves Mateus, suplentes.