Bombeiros de Coja agraciados com Medalha de Mérito

B_Coja

Na celebração dos 50 anos de existência

Bombeiros de Coja agraciados com Medalha de Mérito

 

Foi publicada no «Diário da República» a atribuição, pelo Ministro da Administração Interna, à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coja, da Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, no Grau Prata e Distintivo Azul.

 

Foi no início da década de 60 que as águas em Coja começaram a agitar-se para que a criação de um corpo de bombeiros fosse possível. Diligências fortes e tenazes foram encetadas e durante três anos os esforços de um grupo de cojenses foram coroados de êxito, com a legalização da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coja.  Se o presidente da Comissão Organizadora, José Luís Nunes, foi o homem do balanço positivo que a Associação iria ter no decorrer destes 50 anos, não esquecer o estratega que foi Marcolino António de Almeida, o primeiro comandante e que viria a ser o braço forte do Corpo Activo. Não podemos ainda de deixar de recordar os presidentes ainda entre nós, e que muito trabalharam pela e para a Associação: Luís Sinde Filipe, Eng. Manuel Dinis Pinheiro e Eng. João Manuel Rodrigues Oliveira. Já agora recordar também os comandantes Manuel Gabriel Antunes (falecido) e os ainda connosco, Luís Manuel Alves Correia e Prof. António Serra.

Neste ciclo de festa, que se inicia no domingo, pelas 10.30 horas, com romagem ao cemitério para homenagear os associados e bombeiros falecidos, missa cantada pela Associação Filarmónica Pátria Nova, pelas 11.30 horas, seguida de desfile de viaturas, e concerto comemorativo pela Filarmónica, na Casa do Povo de Coja, às 15.30 horas.

 

JOSÉ TRAVASSOS DE VASCONCELOS

Mais desenvolvimento na Edição em papel