DESPORTO | REGIÃO: Clássica Aldeias do Xisto corre-se no domingo e EFAPEL (Lousã) tem ambição “na hora de correr em casa”

A formação da Lousã – EFAPEL – está de regresso à estrada, numa região que tem tanto significado para a estrutura liderada por Américo Silva. É nas Aldeias de Xisto, que os sete ciclistas da equipa vão procurar um bom resultado para oferecer aos adeptos.

A segunda edição desta prova de um dia vai para a estrada já no próximo domingo, dia 25. Serão 145 quilómetros entre Álvaro (Oleiros) e Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital). Na região Centro, o pelotão internacional encontra características muito específicas para um excelente espectáculo de ciclismo.

No percurso, o pelotão vai passar por seis das Aldeias do Xisto desta região tão particular. Além disso, os ciclistas vão ter de subir uma primeira montanha de segunda categoria ao fim de 44,2 km (Portela de Unhais). Logo a seguir, ao km 57,3, os corredores ascendem ao Alto Fajão (terceira categoria). Coincidente com a meta, nova contagem de terceira categoria, que deverá ser determinante para a definição do vencedor.

“Esta é uma prova clássica com características para podermos brilhar. Nós queremos muito obter um bom resultado e oferecê-lo aos nossos adeptos”, afirmou o director desportivo da Equipa EFAPEL, Américo Silva.

A partida da Clássica Aldeias do Xisto está marcada para as 12 horas. O final deverá acontecer entre as 15h52 e as 16h16, isto se a média variar entre os 40 e os 36 km/h.