Mercado da Vila de S. Romão avança

s romao

Projeto de requalificação é apresentado esta Sexta-feira

 Projeto de Requalificação prevê converter o atual mercado, que se encontra em elevado estado de degradação, num novo espaço polivalente, dinâmico e atrativo, assente na reformulação geral do mercado, com novos usos e valências.

O Concurso Público da Empreitada de Requalificação do Mercado da Vila de S. Romão foi publicado na passada Quarta-feira, em Diário da República, encontrando-se aberto por um período de 15 dias. Entretanto, Câmara e Junta de Freguesia vão apresentar publicamente o Projeto de Requalificação, na próxima Sexta-feira (dia 19 de abril), numa sessão pública que terá lugar na sede da Junta de Freguesia de S. Romão, pelas 21h.

Na sua função determinante, o Mercado da Vila está projetado para funcionar como um local central de trocas comerciais para os habitantes de São Romão e num conceito mais alargado para todo o concelho e região, sendo um palco de excelência na exposição e na venda dos produtos locais (queijo, pão, vinho, artesanato).

Do ponto de vista urbanístico e arquitetónico preconiza-se uma abertura do atual espaço fechado ao espaço público envolvente, adotando-se uma solução de desenho do espaço público que torne aquela área atrativa, acessível e adaptada aos percursos e vivências dos cidadãos da vila e visitantes.

Aproveitando a centralidade de localização e a capacidade de atração, enquanto palco de dinamização, interação e ambiência sócio cultural da Vila de São Romão, o Mercado apresenta-se com uma nova função de comércio e espaço de interação e eventos culturais de matriz tradicional, como sejam a Feira Medieval, o Festival de Ranchos Folclóricos, Feiras gastronómicas, etc.

Para o Presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo, mais do que um mercado, este será um recinto polivalente e atrativo, tanto do ponto de vista da imagem, como das condições de serviço que irá oferecer aos utentes. Pela localização central na malha urbana da Vila, o Mercado integra-se, assim, no percurso e vivência quotidiana dos cidadãos e dos visitantes.

O modo de execução da intervenção considera um conjunto de três intervenções a promover entre o Município de Seia e a Freguesia de São Romão.