METEOROLOGIA: ONDA DE CALOR COLOCA PAÍS EM ALERTA

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa que nos próximos dias as temperaturas podem alcançar “máximos absolutos em vários locais”, com as máximas a rondarem os 45 graus e as mínimas “aproximando-se dos 30”.

De acordo com o IPMA, hoje (quarta-feira) e amanhã prevê-se “uma subida acentuada de temperatura, mantendo-se valores muito elevados até ao final da semana na generalidade do território”.

O IPMA prevê ainda poeiras em suspensão provenientes do norte de África que afectam a região sul a partir de hoje, “traduzindo-se num tom amarelado do céu”.

O Aviso Laranja, vai estar activo a partir da manhã de hoje, passando a VERMELHO na quinta-feira nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Recorde-se que em 1944, o país foi também atravessado por uma vaga de calor que fez disparar os termómetros , havendo o registo de 39,2º C à sombra em Lisboa, e 45,8º C em Coimbra.