NEGÓCIOS: Grupo AQUINOS poderá empregar mais de mil trabalhadores em Nelas e Carregal do Sal

img_7283

Arquivo A COMARCA DE ARGANIL

Carlos Aquino, administrador e CEO do maior fabricante europeu de sofás, projecta o futuro do Grupo que dirige, com a produção diária de 6500 sofás e 6 mil colchões, após o início da laboração em Carregal do Sal, que acontecerá em breve.

A oportunidade de negócio, aliada a dificuldades de mão-de-obra na maior unidade fabril, situada em Tábua, levou o Grupo Aquinos à aquisição dos pavilhões da falida Basmad na Zona Industrial de Oliveirinha e, em tempo recorde, por exigência do mercado, ao arranque da laboração já este mês, depois de um investimento de 12 milhões de euros e criação imediata de 360 empregos, número que deverá duplicar no curto prazo.

Actualmente, a Ikea e Conforama absorvem 60% das vendas de um grupo que sempre viu os mercados externos com grande potencial para poder crescer. E é assim que está a crescer em destinos como o Chile, Brasil, Canadá e Ásia.

Aos 52 anos, este gestor confessou à revista Exame nunca ter “pensado chegar tão longe”. Nelas e Carregal do Sal são dois dos vértices do triângulo que corresponde à sua base industrial hoje em dia, em conjunto com Tábua. Nos dois concelhos, e no curto prazo, poderá empregar mais de mil trabalhadores.