OLIVEIRA DO HOSPITAL: Câmara Municipal distribui fruta aos alunos do 1.º Ciclo

frutas

Os alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no concelho de Oliveira do Hospital vão, uma vez mais, usufruir do Regime de Fruta Escolar na sequência da aprovação da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, durante o presente ano lectivo.

No total serão abrangidas 710 crianças do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Duas vezes por semana cada um destes alunos receberá, de forma gratuita na sua sala de aula, uma peça de fruta. As duas distribuições semanais iniciam-se em Janeiro prolongando-se por 21 semanas. O Regime de Fruta Escolar visa a distribuição de frutas e produtos hortícolas nos estabelecimentos de ensino público, tais como maçã, pera, tangerina, banana, laranja entre outros.

O Regime de Fruta Escolar é uma iniciativa de âmbito europeu que pretende, através da distribuição gratuita de uma peça de fruta duas vezes por semana, reforçar as práticas alimentares mais saudáveis e capacitar as crianças e famílias para a adopção de competências que levem a um consumo de fruta em substituição de lanches de fraca qualidade alimentar.

Pretende-se fomentar hábitos saudáveis e a adopção de uma dieta equilibrada para reduzir a obesidade infantil tendo em conta que a inclusão de frutas e legumes na dieta alimentar pode desempenhar um papel importante no combate à obesidade e que a Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo mínimo diário de 400gr de fruta e legumes.

Atendendo a tão nobre e importante objectivo, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a aderir a esta iniciativa, que tem implementado nos anos lectivos anteriores, procurando contribuir para uma educação alimentar e da saúde em contexto escolar, um veículo privilegiado para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.