PENACOVA: Bombeiros realizaram esta manhã um simulacro

Os Bombeiros Voluntários de Penacova realizaram na manhã de hoje, domingo, um simulacro de incêndio florestal, cujo exercício “Ponte da Mata_2019”, teve por objectivo (…) «testar os meios de comunicação, o Comando e Controle de incidentes desta dimensão, a articulação dos Corpos de Bombeiros vizinhos e dos diversos Agentes de Protecção Civil».

De acordo com os Bombeiros de Penacova “O alerta foi dado cerca das 8h00 da manhã. Tratava-se de um incêndio florestal, próximo da localidade de Ponte da mata, no concelho de Penacova.

Para o local foi de imediato mobilizado o CB de Penacova e o CDOS de Coimbra accionou no sistema de triangulação definido – Bombeiros de Brasfemes e Pampilhosa do concelho de Mealhada e os Bombeiros de Vila Nova de Poiares, num total de 110 operacionais.

Para além dos Bombeiros, participaram também as equipas de sapadores Florestais do Município, a Acção Social com duas Assistentes Sociais e duas Psicólogas, os serviços de abastecimento de água, uma máquina de rastos da ADESA e a GNR de Penacova, bem como os Presidentes de Junta de Freguesia de Sazes e Figueira de Lorvão.

O “incêndio” que obrigou à evacuação de duas aldeias, foi extinto cerca das 13h00.