Região: Cerca de 800 militares em treinos nos concelhos de Santa Comba Dão, Viseu, Mangualde, Arganil e Oliveira do Hospital

pandur

A Brigada de Intervenção, cujo comando está sediado em Coimbra, informa que organizará e aprontará um Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas para integrar uma força de elevada prontidão e rápida resposta, no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), designado por NATO Response Force (NRF) 2016.

Para tal, está planeado um conjunto de actividades de preparação e treino que será realizado ao longo do presente ano, entre os quais se destaca o exercício MARTE/SATURNO, a decorrer entre 13 e 22 de Abril, nas regiões de Viseu, Mangualde, Arganil e Santa Comba Dão.

Está prevista a participação de cerca de 750 militares e 160 viaturas, cuja movimentação e permanência nestas regiões, se procurará efectuar tentando minimizar evitando a interferência com a normal rotina dos cidadãos.

A passagem por Arganil, mais concretamente por Coja, ocorrerá no próximo dia 15 e 16 de Abril.

De 17 a 21 de Abril, na Casa da Cultura de Santa Comba Dão, vai estar patente uma exposição estática composta por “Museu Militar” e “Viatura Blindada PANDUR”.

A cerimónia de encerramento do exercício “MARTE/SATURNO15”, com o Desfile Militar de 800 homens e 160 viaturas, das quais 58 são as mais recentes e tecnologicamente evoluídas Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II 8×8, terá lugar no dia 21 de Abril, às 15 horas, na Avenida General Humberto Delgado.