REGIÃO: Góis, Penacova, Oliveira do Hospital e Tábua com “empresas gazela”

Foto: DR

A região Centro regista, pela primeira vez, mais de uma centena de “empresas gazela” (por serem de constituição recente e revelarem aumentos anuais de facturação de 20%) isto é, de “crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios”.

A informação relativa a 2019 foi revelada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que adianta ainda tratar-se “de uma reduzida percentagem do universo das empresas, presentes em todos os sectores de actividade e diferenciando-se, também, pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco”.

Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, sublinha que estas 112 empresas “representam o dinamismo económico e empresarial e a diversidade sectorial” da região.

A CCDRC refere que – de acordo com um estudo que efectuou – “o número de empresas gazela identificadas na região Centro aumentou (18%) face ao ano de 2018, passando de 95 para 112 empresas em 2019”. “Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos postos de trabalho, tendo triplicado as pessoas ao serviço entre 2015 e 2018, passando de 1.261 trabalhadores para 3.490 trabalhadores”, acrescenta. Já o volume de negócios “cresceu cerca de 16 vezes entre 2015 e 2018, pois faturaram 79 milhões de euros em 2015 e 1.248 milhões de euros em 2018”.

No que respeita à distribuição geográfica, estas empresas “estão bastante disseminadas pelo território, repartindo-se por 42 municípios da região Centro, sendo os concelhos de Leiria (14), Coimbra (9) e Aveiro (8) os que têm um maior número”. A CCDRC refere ainda que, “no final de 2019, 68% das “empresas gazela” que se candidataram aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020 estão já a ser apoiadas, num total de 44 projectos (40 dos quais no Centro 2020), que representam 43 milhões de euros de investimento e 17 milhões de euros de incentivo”.

De salientar que no das nove empresas galardoadas do distrito de Coimbra, 4 pertencem à área de cobertura de A COMARCA DE ARGANIL: RENINSTAL – UNIPESSOAL, LDA: Instalação eléctrica Penacova | PRISMAS SALTEADOS – PEDRA DE XISTO LDA: Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) Góis | PM AMARO – CONSTRUÇÕES, LDA: Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) Oliveira do Hospital | GOFOAM – INDÚSTRIA E TRANSFORMAÇAO ESPUMA, LDA: Outras indústrias diversas, Tábua.

As restantes cinco empresas estão sediadas nos concelhos de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz e Montemor-o-Novo