ÚLTIMA HORA | ARGANIL: PSD reage às declarações de Rui Franco

Depois de no sábado, dia 22 de Abril, o presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça, Rui Franco, ter afirmado, aos microfones da Rádio Clube de Arganil, que o candidato do PSD, Luís Paulo Costa, lhe havia prometido o comando dos Bombeiros Voluntários Argus (Arganil) e, depois das Eleições Autárquicas, o Comando Municipal da Protecção Civil, é agora a vez da candidatura do PSD repudiar as afirmações do autarca, e esclarecer o que aconteceu.

Através de um Comunicado, a candidatura de Luís Paulo Costa esclarece:

«No decurso dos últimos meses o candidato do PSD teve oportunidade de conversar com todos os Presidentes de Junta em funções, eleitos pelo PSD, inclusive e em vários momentos com Rui Franco. Não sendo possível entrar em detalhes relativamente ao conteúdo de conversas que são de carácter privado e cuja partilha com terceiros não seria compatível com princípios éticos basilares, face à polémica entretanto gerada que, aparentemente, apenas visa prejudicar a candidatura protagonizada por Luis Paulo Costa, justifica-se esclarecer:
– O candidato não convidou, nem poderia ter convidado, qualquer pessoa para o exercício de cargos na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Argus. O candidato não desempenha qualquer função naquela instituição, não recebeu qualquer mandato, nem teve qualquer ingerência na mesma nem em qualquer processo;
– Não se compreende o referido relativamente a um alegado Comandante Municipal de Proteção Civil, tanto mais que tal cargo nem sequer existe. O que a lei prevê é um Coordenador Municipal de Proteção Civil, não tendo existido qualquer convite a Rui Franco para tal cargo, tanto mais que a nomeação para o mesmo depende de um conjunto de pressupostos, como sejam a titularidade de licenciatura e experiência funcional; requisitos que Rui Franco não possui.
Assim, as declarações proferidas causaram estranheza mas, inequivocamente, fazem parte de uma orquestração, cuja origem está muito bem identificada, e que assenta em ambições pessoais mesquinhas, que nada têm a ver com os interesses do nosso Concelho.
A Candidatura CONFIANÇA NO FUTURO»