VILA NOVA DE POIARES: Iluminação LED já é uma realidade na aldeia do Vilar

O Município de Vila Nova de Poiares está a proceder à substituição da iluminação pública do concelho para o sistema LED, no âmbito da implementação das políticas de eficiência energética.

A aldeia do Vilar foi a primeira aldeia a receber as novas luminárias, estando neste momento a decorrer os trabalhos para a instalação do sistema LED nas restantes localidades do concelho.

A iluminação pública foi um dos maiores problemas que este Executivo Municipal herdou, nomeadamente um plano de reducão de custos energéticos que tinha desligado 60% das luminárias do concelho, causando alguns transtornos, mas sobretudo criando um sentimento de insegurança, com reflexos extremamente negativos especialmente nas camadas mais idosas da população.

Para o Presidente da Câmara Municipal «esta era um dos principais motivos de reclamação das populações e é um enorme esforço que temos vindo a desenvolver no sentido de corrigir uma situação que era penalizadora para os cidadãos e que causava transtornos diretos e com impacto altamente negativo na vida das pessoas», referiu, acrescentando que «finalmente conseguimos religar a iluminação no concelho e repor a normalidade, respondendo aos anseios das populações».

A difícil situação financeira da Câmara Municipal não permitiu resolver o problema logo nos primeiros anos, mas o esforço de equilíbrio orçamental e financeiro conseguido permitiu corrigir a situação ‘no terreno’, religando a iluminação no concelho, seguindo-se a substituição progressiva das lâmpadas para a instalação de sistema LED.

Recorde-se que o Município tem neste momento em curso um procedimento decontratação pública para colocação de tecnologia LED na iluminação pública de todo o concelho, prevendo-se que esteja concluído até ao final de 2017.

A substituição para o sistema LED integra-se no âmbito das políticas de eficiência energética e que permite, não só a redução do custo energético, como também a redução da chamada ‘pegada ecológica’, contribuindo para um conjunto de medidas ‘amigas do ambiente’ que este Executivo tem promovido e que transformam Vila Nova de Poiares num concelho cada vez mais sustentável.