500 ANOS DOS FORAIS RECRIADOS EM ÁZERE E SINDE

500 Anos Foral

A recriação da atribuição dos Forais Manuelinos aos concelhos que constituem o actual Município de Tábua teve início esta segunda-feira, com os emissários “d’El-Rei D. Manuel I” a discutirem os termos da Carta com os “homens bons” de Ázere e de Sinde.

Depois de muita “descuçom”, ficou “preto no branco” tudo o que “concordavom” – algumas eram “cousas senssivees” -, e não havendo sequer “huum acreçentamento” a fazer, os ditos “homens bons”, na presença do “poboo” e demais “arraia-miúda”, assinaram o documento que o “Chanceler-Mor, Rui Boto”, o “Desembargador, João Façanha” e o “Cavaleiro, Fernando de Pina”, levaram a Sua Magestade, El-Rei D. Manuel I, e que daria força de Carta de Foral, consignando direitos e deveres a todos os moradores.

A recriação do momento, certamente ficará na memória de quem assistiu às cerimónias, primeiro em Ázere, onde estiveram presentes os alunos da Academia Sénior de Tábua, e à tarde, em Sinde, onde as crianças do jardim-escola tiveram oportunidade de interagir com a falcoeira e a dançarina “vindas da capital do reino”.

Mais desenvolvimento na Edição em papel ou AQUI