8 Autarquias assinaram Protocolos de parceria

escola de verao

8 Autarquias assinaram Protocolos de parceria para Programa Escola de Verão Júnior da ESEC/IPC

 

O Instituto Politécnico de Coimbra e a Escola Superior de Educação de Coimbra, assinaram hoje, pelas 10h30, no auditório da ESEC, um protocolo de parceria com oito Municípios do distrito de Coimbra e Aveiro, para o desenvolvimento do programa socioeducativo, Escola de Verão JÚNIOR da ESEC-IPC destinado aos alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e o Instituto Politécnico de Coimbra(IPC), convidaram os municípios do distrito de Coimbra e Aveiro, com os quais têm cooperado em diferentes áreas ao longo dos anos, para serem parceiras estratégicas no desenvolvimento deste projeto, que foi testado no verão de 2012 e 2013, ao qual responderam positivamente ao desafio os municípios de Arganil, Condeixa-a-Nova, Góis, Miranda do Corvo, Mealhada, Penela, Tábua e Soure,

A Escola de Verão JÚNIOR da ESEC-IPC, é um programa de intervenção educativa que tem como objetivos promover o conhecimento, a cultura, a ciência e a arte junto dos mais jovens, através de atividades lúdicas e pedagógicas de exploração e experimentação, que permitam o contacto direto com a ciência e as tecnologias, num contexto real institucional onde são efetivamente desenvolvidas, experimentadas e estudadas, com vista a aplicação prática. Este programa procurará também, prestar auxílio aos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior, manifestamente na escolha de uma área de estudo e trabalho que mais se enquadre nas suas preferências e aptidões, sobretudo quando é do nosso conhecimento que a maioria dos alunos que procuram as Escolas do Instituto Politécnico de Coimbra e, em particular a ESEC, são residentes nestes distritos.

Por outro lado, as instituições que integram esta parceria, estão também conscientes, que a maioria destes jovens, provenientes de áreas geográficas mais isoladas e afastadas dos grandes centros culturais urbanos, depararam-se não só com mais dificuldades em escolher os seus cursos, como manifestam objetivamente claras desvantagens no acesso à informação, à cultura e à ciência, colocando-os em diferentes situações, em desvantagem com aqueles que vivem nos grandes centros urbanos e tiveram por conseguinte maior acesso a bens culturais e científicos.

Fomentar o acesso destes jovens a este tipo de programas, visa sem dúvida contribuir para os esforços que estes Municípios em particular, têm vindo a empreender para colmatar essas necessidades e eliminar tais desvantagens, pelo que é neste sentido que se justifica o estabelecimento de uma parceria estratégica com as autarquias selecionadas.

Por outro lado, o IPC e a ESEC, procuram fomentar junto das crianças e jovens participantes, a importância e as vantagens destes investirem no seu percurso académico, prosseguindo os seus estudos no ensino superior, e nesse âmbito venham a considerar o IPC como a sua primeira opção.

Este Programa decorrerá anualmente nos meses de Junho e Julho, nas instalações da ESEC, e será dirigida sobretudo a alunos do Ensino Básico e Secundário da cidade de Coimbra e das zonas periféricas de Coimbra, com a intenção de os levar a descobrir através da exploração e experimentação científica e tecnológica, a diversidade de formações científicas e tecnológicas, com a orientação de professores e de estudantes finalistas dos cursos de licenciatura ou mestrado da ESEC nas áreas de Educação, Comunicação, Arte e Tecnologias (www.esec.pt). Constituirá certamente uma oportunidade de aprendizagem acompanhada de importantes momentos de lazer.  

Esta parceria, hoje formalmente constituída, foi inicialmente pensada para envolver numa primeira fase, apenas quatro municípios, acabou pelo interesse despertado, por envolver mais municípios, prevendo-se que no mês Outubro, se juntem a esta parceria mais três municípios do distrito de Coimbra.

Esta parceria vai muito para além da participação dos jovens em atividades no mês de Junho ou Julho. Ao longo do ano letivo, prevê-se o desenvolvimento de um conjunto de atividades socioeducativas nos diferentes municípios, como forma de divulgar, esclarecer e sensibilizá-los para a participação no programa de verão.

 No âmbito desta parceria, será também criado o Conselho Consultivo do programa Escola de Verão JÚNIOR da ESEC-IPC, constituído por todos os parceiros, e que terá como missão avaliar e monitorizar os impactos do programa nas diferentes comunidades, bem como contribuir ativamente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do mesmo.

 A Escola de Verão JÚNIOR da ESEC-IPC, encontra-se a ser desenvolvida com o apoio do IH Instituto Humanus Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da Educação ao Longo da Vida, organização parceira da ESEC neste e noutros projetos socioeducativos, como é o caso da Escola de Educação Sénior.