
O executivo camarário inaugurou esta segunda-feira, dia 19, o primeiro Parque de Biomassa do concelho, nas imediações da Capela de S. Sebastião e do cemitério Municipal, na vila de Tábua.
Trata-se de uma infra-estrutura com mil metros quadrados, que está desde agora (…) «disponível para a população, mais no âmbito doméstico» reforçando o existente junto do Estádio Municipal, para recolha e gestão de sobrantes florestais e agrícolas, complementando as acções de prevenção dos incêndios rurais promovidas pelo Município, com o intuito de reduzir a carga combustível e o número de ignições.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Tábua explicou que o Parque surge no âmbito do projecto “Redes Regionais de Valorização da Biomassa Lenhosa”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), e co-financiado ao abrigo da Agenda TRANSFORM, tendo associado um investimento global de 39 mil euros.
Para além destas duas infra-estruturas, o autarca anunciou que o Município tem já uma outra candidatura para um outro Parque (…) «mais robusto e para outro tipo de intervenção, para resíduos de grande dimensão», com 5 mil metros de área, num investimento de mais de 110 mil euros, revelou.
O novo equipamento, é, para a autarquia tabuense (…) «uma peça estratégica do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios», que permite aos munícipes deixarem de depositar os sobrantes nos “caixotes do lixo” ou a “céu aberto”, ou à “tentação do uso do fogo, sendo, por isso, uma infra-estrutura (…) «orientada para a implementação de soluções inovadoras na recolha, valorização e encaminhamento de resíduos lenhosos e domésticos, contribuindo de forma activa para a redução do uso do fogo como método de eliminação de sobrantes e para a promoção de práticas sustentáveis na gestão do território».
Tendo em conta o risco de incêndios rurais e a segurança das populações, o novo espaço está, assim, disponível para receber todos os sobrantes da actividade agrícola, manutenção de jardins e silvicultura preventiva, tanto mais que a partir do próximo dia 1 de Junho (domingo), será proibida a realização de queimas e queimadas nos 19 concelhos que integram a CIM-Região de Coimbra.
Para Ricardo Cruz, este é um exemplo do compromisso do Município de Tábua com políticas públicas inovadoras na área da protecção dos recursos naturais e preservação ambiental, com forte envolvimento das comunidades na defesa do território e na sua valorização ambiental, sensibilizando as populações para a melhor gestão dos sobrantes e sua valorização.
Recorde-se que o Parque de Biomassa estará em funcionamento todos os dias, incluindo fins-de-semana, nos seguintes horários: Verão, das 8 às 19 horas; e Inverno, das 8 às 17 horas.
O que pode depositar: sobrantes de podas agrícolas – sobrantes de silvicultura preventiva – sobrantes de manutenção de jardim
Não pode depositar: resíduos verdes com entulhos ou metais – lixo doméstico – entulhos – resíduos orgânicos – equipamentos eléctricos e electrónicos
Para mais informações pode utilizar o Número Verde: 800 202 203