
Já se encontram concluídos os trabalhos de pavimentação da Rua da Póvoa, Rua Outeiro do Forno e Rua Fonte do Pego, na localidade de Sinde, União de Freguesias de Espariz e Sinde, no âmbito da empreitada “Mobilidade Rodoviária – Pavimentações diversas”, que visa a conservação e reabilitação da rede viária existente.
Com a finalização desta intervenção, o trânsito nestas vias retomou a sua normal circulação.
Posteriormente, será intervencionada a Rua dos Ferreiros e Rua Fonte Casal da Igreja, que ficará temporariamente condicionada devido à substituição integral da conduta de água, obra que será posteriormente seguida da pavimentação da via.
No total, estas intervenções representam um investimento superior a 20 mil euros, (…) «contribuindo para a melhoria das condições de mobilidade e segurança rodoviária da localidade», referem.
Ainda de acordo com o Município de Tábua, está concluída a pavimentação da Rua de Santo António, em Carragosela (UF de Espariz e Sinde), no âmbito da mesma empreitada, num investimento de cerca de 15 mil euros.
Nesta intervenção, foi aplicada uma camada de mistura betuminosa a quente, com características de desgaste, na faixa de rodagem, permitindo melhorar as condições de circulação e reforçar a segurança dos utilizadores.

Na sequência das obras de ampliação da rede de drenagem de águas residuais (RAR) e de requalificação da rede de águas na localidade da Carapinha, foram concluídos os trabalhos de pavimentação nos arruamentos intervencionados.
A pavimentação veio colmatar a necessidade de regularização do asfalto, cuja deterioração resultou de uma obra realizada entre a Câmara Municipal de Tábua e a AINTAR – Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais, com a colaboração da Junta de Freguesia da Carapinha.
A intervenção incluiu a instalação de um novo sistema de vácuo, que substitui a anterior rede gravítica, garantindo maior eficiência e fiabilidade no processo de drenagem, estando o mesmo adaptado às condições do terreno e às necessidades da população, o que permite uma melhoria significativa das condições ambientais e sanitárias, reforçando a qualidade de vida dos habitantes.
Recorde-se que os trabalhos em execução em diversas localidades do concelho, têm como objectivo (…) «a conservação e reabilitação das vias existentes, priorizando a melhoria das condições de mobilidade em detrimento da construção de novas estradas», refere o Município tabuense.