
A Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1 de Outubro de 2003 – vinculada à Igreja Católica – vivenciou na tarde do último sábado (dia 3), uma tarde emoções, onde a gratidão imperou a par da apresentação do novo presidente da IPSS.
A dias de cessar funções, motivadas pela comunicação das nomeações pastorais da Diocese de Coimbra – o actual pároco e por inerência presidente do Centro Social Caeiro da Matta da Paróquia de Midões – mereceu uma singela mas sentida homenagem por parte dos órgãos sociai e colaboradores da instituição, cabendo ao director administrativo do Centro Social recordar (…) «a marca da obra realizada» nos últimos quatro anos em que o Pe. José Tomás exerceu a presidência da instituição, destacando a (…) «descrição, simplicidade, sabedoria e a determinação inabalável» do sacerdote que, sempre atento ao bem-estar das crianças, dos idosos e dos colaboradores (…) «deixou uma presença que se fará sentir muito para além deste momento», sublinhou.
Emocionado, Carlos Gomes salientou que neste período, o Centro Social não apenas manteve o seu dinamismo, como alcançou resultados históricos (…) «fruto de um esforço conjunto e de uma liderança firme», de que resulta um crescimento orçamental de mais de 50%, bem como do número de colaboradores – de 68 em 2021 para os actuais 95 – que representa um aumento de 40%, que coloca o Centro Social (…) «no quinto lugar, na empregabilidade do nosso concelho».
Apesar das boas notícias, o dirigente não deixou passar em claro os apoios do Município de Tábua, pelo que reforçou o apelo a que (…) «dê uma atenção mais consistente à importância» do Centro Social Caeiro da Matta. «O último subsídio Municipal data de 2019 e não teve continuidade», apontou.
Carlos Gomes deixou presente que a homenagem reflecte o respeito e a gratidão da Direcção, do Conselho Fiscal e de todos os colaboradores. «Durante estes quatro anos fomos testemunhas da sua entrega, da sua humildade e da sua capacidade de liderar com humanidade», acrescentando que (…) «foi uma honra e uma satisfação trabalhar consigo em equipa, partilhando conquistas, desafios e vitórias. Hoje não nos despedimos, sim, dizemos apenas até já presidente e amigo Padre José Tomás».
Na hora da despedida, e ao fim de quatro anos à frente do Centro Social, o padre José Tomás confessou que, apesar dos desafios (…) «foi uma experiência muito boa e gratificante» porque (…) «enriqueceu-me a minha vida espiritual, a minha vida como padre e deu-me muita experiência daquilo que eu necessitava e gostava, que é continuar, como padre, este lado social e este lado humanitário, na proximidade com as pessoas».
Em declarações à A COMARCA, revelou que a partir do próximo dia 25 de Outubro estará passará a exercer as suas funções eclesiásticas como Capelão do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, mas também do Hospital dos Covões, do Hospital Pediátrico e do Hospital de S. Bernardo.
Mas a “mudança” não o atormenta, apesar do desafio ser outro – a realidade de uma cidade capital de distrito. Pelo contrário (…) «estou confiante porque muitos dos doentes, ou utentes, ou pacientes, que vão para esses hospitais, são os mesmos que eu os deixei nas antigas paróquias», como as de Ceira, Castelo Viegas e Torres do Mondego.
O novo dirigente (ver caixa) foi recebido pelo ainda presidente – Padre José Tomás – e membros dos órgãos sociais e colaboradores da instituição, que o guiaram numa visita atempada às instalações do edifício-sede, tendo ficado, desde logo, com a garantia de que o dinamismo e a disponibilidade para servir os utentes continuará a ser motivo de orgulho para as famílias e a própria
comunidade.
Padre André Sequeira vai presidir o Centro Social e as 15 paróquias do concelho
Ordenado a 29 de Junho de 2014, há 11 anos, André Filipe Sequeira da Silva – Padre André Sequeira – paroquiou nos últimos 10 anos no concelho de Alvaiázere (distrito de Leiria e Diocese de Coimbra) nas paróquias de Almoster, Alvaiázere, Maçãs de Caminho e Maçãs de D. Maria.
O novo padre – é natural de Pocariça (Cantanhede) – irá tomar posse das 15 paróquias do concelho no próximo dia 25 de Outubro, numa cerimónia marcada para as 18 horas no Pavilhão Multiusos de Tábua, e que será presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
À COMARCA, revelou que a primeira reacção à nomeação não foi fácil de “digerir” (…) «porque estava muito bem, estava a fazer um bom trabalho naquelas paróquias, as pessoas tinham as pessoas ao meu lado, porque faço esta pastoral da proximidade, do amor, de ir ao encontro».
Contudo (…) «se foi vontade de Deus, nós temos que aceitar os desafios como desafios, e se calhar aqui, em Tábua, precisam também da minha entrega, do meu amor, e desta minha proximidade com os paroquianos, que é aquilo que o Senhor confiou, aquilo que o Bispo também me confiou. Se ele confiou é porque acredita que eu posso fazer aqui um bom trabalho, um bom trabalho pastoral, e é a isso que vou dedicar», explicou.
O facto de assumir a paroquialidade das 15 paróquias e por inerência a instituição que, para além da sede tem ainda extensões em Póvoa de Midões, Mouronho e Carapinha, o padre André Sequeira assume que, apesar de ter estado ligado directamente a um ATL em Alvaiázere (…) «esta vai ser uma nova experiência».