A PARTIR DE AMANHÃ NO MERCADO MUNICIPAL DE TÁBUA: José Cid apadrinha “Festival Culturas do Mundo“

Da esquerda para a direita: David Pinto e Susana Mendes (vereadores municipais), Daniel Costa (presidente da EPTOLIVA) e Júlio Pocinho (coordenador) do CLDS) com técnicas do projecto CLDS

Durante dois dias, amanhã (sexta-feira) e sábado, o Mercado Municipal Ósmaro Ferreira, na vila de Tábua vai ser palco do “Festival Culturas do Mundo” que reúne artesanato, música, e gastronomia de mais de 10 nacionalidades com representação no concelho tabuense.

O evento faz parte do plano de actividades do Contrato Local de Desenvolvimento Social” (CLDS) e pretende (…) «divulgar o património material e imaterial das diversas culturas presentes no território, promover o multiculturalismo e o respeito pelas diferenças culturais e potenciar a participação das comunidades migrantes que aqui residem», explicou Júlio Pocinho.

«Mais do que um festival de música, é um festival de envolvimento de culturas, partindo da premissa que, se reside em Tábua é tabuense»,acrescentou ainda o coordenador do projecto.

Para Daniel Costa, presidente da Escola Profissional EPTOLIVA, que é a Entidade Gestora do projecto, o Festival é, desde logo, uma iniciativa diferenciadora no que se refere (…) «à integração dos nossos migrantes, das pessoas que vêm residir para as nossas localidades», mas também daqueles que vêm de todos os cantos do mundo (…) «e que muitas vezes não se conseguem integrar».

«Estes são momentos que ajudam a essa integração», assume, explicando que o objectivo deste festival é esse mesmo (…) «integrar, incluir e acima de tudo partilhar aquilo que são as culturas do mundo».

Para o responsável considera o evento, que estará aberto a toda a comunidade durante os dois dias, como “ano zero”, já que (…) «este não é um projecto para um ano, é um projecto para vários anos, o CLDS está só no primeiro ano, e o objectivo é deixar uma marca no território», garantiu o presidente da EPTOLIVA.

Assim, o espaço do Mercado Municipal de Tábua é uma vez mais “ponto de encontro” de todas comunidades radicadas no concelho e na região – note-se a afluência aos domingos – e, por isso, o vereador com o pelouro das Feiras, Mercados e Eventos, entende que a iniciativa faz todo o sentido, porque (…) «os beirões gostam de receber bem as pessoas e nada melhor que recebê-las aqui neste espaço».

De acordo com David Pinto (…) «está tudo conjugado para este ser um grande festival”, esperando ter o “mundo” em Tábua, nos dias 24 e 25 de Outubro.

Recorde-se que o “Festival Culturas do Mundo” vai ser apadrinhado por um dos nomes maiores da música portuguesa, José Cid, que já confirmou a sua presença em Tábua amanhã, dia 24 de Outubro.

Júlio Pocinho fez questão de clarificar que a vinda do artista é (…) «a título completamente gratuito» e não tem qualquer encargo para o projecto que contou com a disponibilidade de José Cid, precisamente por se tratar de um projecto de intervenção social.

Música com bandas e Djs locais, dança performativas, artesanato, jogos tradicionais e gastronomia compõem os dois dias de programa deste Festival Culturas do Mundo, onde o destaque vai ainda para a presença de uma Escola de Samba do concelho da Mealhada, tendo em conta que o Brasil é a nacionalidade com mais representatividade em Tábua e também a presença de um artista cabo-verdiano, reforçando aquilo que são as relações do Município de Tábua e da EPTOLIVA com aquele país da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).