
O presidente da Câmara Municipal, José Miguel Ramos Ferreira, considera que a criação do Parque Empresarial de Lamas, aproveitando a A13 e a sua ligação à A1, será uma decisão que, acredita, vai “transformar a atratividade e o dinamismo económico do concelho”.
Sabendo que se trata de um processo “necessariamente longo fruto da sua complexidade e da necessária aprovação por múltiplas entidades”, o autarca decidiu classificá-lo como Projeto Estratégico Municipal (PEM), num ato pioneiro que pretende simbolizar a extrema prioridade do investimento.
A decisão justifica-se pela necessidade urgente de disponibilizar novas áreas para localização de empresas, em resposta à procura crescente de solo industrial e como aposta central para reforçar o emprego qualificado e a competitividade do território.
O despacho determina que todas as áreas municipais envolvidas, desde Urbanismo a Obras Municipais, Aprovisionamento, Serviços Técnicos e Desenvolvimento Económico, atribuam prioridade máxima ao avanço do projeto.
O objetivo principal é garantir que procedimentos administrativos, análises e pareceres sejam tratados de forma célere, promovendo um ambiente favorável ao investimento e à instalação de novas empresas no concelho.
Este reconhecimento como PEM reflete ainda o compromisso da autarquia em desbloquear constrangimentos que têm condicionado a instalação de novas empresas, ao mesmo tempo que procura garantir que o Parque Empresarial de Lamas se torne num motor de desenvolvimento económico, social e territorial para Miranda do Corvo.
Com liderança direta do presidente da Câmara Municipal e mecanismos reforçados de coordenação entre serviços e reporte ágil de eventuais constrangimentos, o Município posiciona-se para dar uma resposta mais eficiente às necessidades dos investidores.
A entrada em vigor imediata do despacho representa mais um passo decisivo para o transformar do tecido empresarial do concelho e para a criação de oportunidades de emprego, numa estratégia municipal que projeta Miranda do Corvo como referência regional na captação de investimento e inovação.
Em simultâneo, o presidente da Câmara Municipal tem operado várias iniciativas para fortalecer a Zona Industrial da Pereira com novos arruamentos e investimentos.

