
Na segunda-feira, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, presidiu à inauguração da requalificação do Centro de Saúde de Miranda do Corvo, uma obra iniciada no mandato do anterior presidente da Câmara Municipal, Miguel Baptista, e que permitiu modernizar profundamente as instalações, a melhoria da eficiência energética, renovação de infraestruturas internas, a melhoria a todos os níveis das condições de trabalho para os profissionais de saúde e de atendimento para os utentes e que agora volta a funcionar na totalidade no seu edifício com todas as condições e serviços para melhor servir a população.
As obras de requalificação desta moderna Unidade de Saúde representam um investimento de mais de cinco milhões de euros, apoiados pelo PRR em cerca de 75%, tendo sido investidos cerca de um milhão de euros pela Câmara Municipal, como referiu o seu presidente, deixando o pedido à Ministra para que fossem premiados os “bons alunos”, devido ao facto de o Município ter conseguido cumprir os prazos e, por essa razão, pretende que ao invés de se ter de devolver dinheiro de outros projectos à Europa, que este possa ser entregue à Câmara Municipal.
“Nós temos aqui um investimento pronto, totalmente executado e que a Câmara Municipal agradecerá ao Governo, de forma muito calorosa, a comparticipação a 100% do investimento que aqui foi feito ajudando o Estado português a executar mais um bocadinho do PRR e a garantir que o dinheiro municipal pode ser aplicado noutras necessidades”, disse José Miguel Ferreira, sem deixar de recordar que “Miranda do Corvo tem uma história difícil com a Saúde”, felicitando a Ministra “porque o facto de estar aqui, só por si, já mata um borrego muito grande, porque durante muitos anos os Ministros da Saúde fugiam do nosso território”.
“É sempre um gosto tê-la na área geográfica da ULS de Coimbra, e é sempre um gosto vê-la connosco com esse entusiasmo, tenacidade e defesa do Serviço Nacional de Saúde que a preconiza”, disse o presidente da ULS de Coimbra, Francisco Matos, para referir depois que “a conclusão desta obra apresenta um investimento nas pessoas, na qualidade dos cuidados de saúde, no futuro desta comunidade e um compromisso com um Sistema Nacional de Saúde mais próximo, mais eficaz, mais capacitado para responder às verdadeiras necessidades dos cidadãos”, considerando que “Miranda do Corvo é precisamente um belíssimo exemplo deste modelo de proximidade”, um concelho “onde a resposta dos cuidados de saúde primários assenta numa rede sólida e diversificada, (…) oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais e maior conforto e acessibilidade aos cidadãos”.
“Mas este edifício não foi pensado apenas para responder às necessidades de hoje. Foi pensado para crescer com a comunidade, para se adaptar às suas necessidades actuais e àquilo que são a nossa visão para o futuro”, disse ainda Francisco Matos, salientando que “investir em edifícios como este só faz sentido quando o verdadeiro objetivo é melhorar. Não só em quantidade, mas mais do que tudo em qualidade. E em qualidade pensando na saúde das nossas comunidades”, sem deixar de referir também que “a resposta à população não se esgota nos cuidados prestados neste Centro de Saúde, a articulação existente com o Centro de Atendimento Clínico do Hospital da Compaixão, através do encaminhamento efectuado pela Linha Saúde 24, constitui um excelente exemplo da complementaridade e parceria entre instituições, permitindo oferecer respostas adequadas quando os cuidados são necessários fora do horário habitual do Centro de Saúde e contribuindo para uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis”.
E depois de agradecer “a todos aqueles que tornaram possível esta obra, (…) aos profissionais que aqui trabalham diariamente. Esta casa renovada é acima de tudo um reconhecimento do vosso trabalho e da importância da missão que desempenham diariamente, dando todo o vosso empenho e dedicação a uma causa meritória”, o presidente da ULS de Coimbra terminou por salientar que “hoje entregamos um edifício renovado. Mas aquilo que verdadeiramente inauguramos é uma nova etapa. Uma nova etapa para continuar a construir cuidados mais próximos, mais integrados, mais eficientes e cada vez mais centrados naquelas que são as pessoas mais importantes para nós, as comunidades. (…) Porque um Centro de Saúde moderno não é apenas um edifício novo, é um lugar onde as pessoas encontram confiança, competência, proximidade e mais que tudo esperança. E é isso que queremos continuar a oferecer à população de Miranda de Corvo”.
O presidente da Câmara Municipal, depois de deixar palavras de apreço ao anterior presidente da Câmara Municipal, Miguel Baptista, “que imaginou esta obra, que a desenhou junto com o Governo Central, que a candidatou, que a lançou e que a iniciou” e de agradecimento a todos que a acompanharam até à sua execução, considerou que “este é um dia feliz, é um dia feliz essencialmente para quem trabalha neste Centro de Saúde” e, sem deixar de homenagear também o médico César Fernandes pela dedicação “de tantos anos e tantos e tantos anos este Centro de Saúde”, recordou depois que “em 2008, 2009, viu a sua Urgência ser requalificada também por um Governo do então Partido Socialista, para poucos meses depois ser encerrada naquilo que era o seu serviço nocturno e o seu serviço prolongado”, considerando por isso que “aquilo que seria totalmente imperdoável, a meu ver, era que depois de nós fazermos um investimento tão grande neste Centro de Saúde, de mais de 5 milhões de euros, víssemos agora a sua oferta ser de certa forma condicionada. Isso não era aceitável para uma população que, recordo, no 25 de Abril, era uma das poucas populações na região de Coimbra que não tinha um hospital instalado. E, portanto, para um concelho que tantas vezes tem sido prejudicado na área da saúde, chegou o tempo de nós podermos ter esta felicidade não só de receber quem tutela a área, mas também de poder pôr ao serviço da população aquilo que é um investimento português e europeu feito nas infraestruturas para servir a população”.
“Nós temos uma oferta única e ímpar na nossa região. (…) Temos este Centro de Saúde absolutamente incrível requalificado, com imenso espaço, temos uma Extensão de Saúde em Semide também requalificada”, um Hospital particular (da Fundação ADFP), “nós temos no território de Miranda do Corvo todas as infraestruturas necessárias para criarmos aqui um centro de resposta regional na área da saúde, que pode abarcar, absorver, apoiar e ajudar todos os concelhos aqui à volta”, terminando por deixar, mais uma vez, à Ministra da Saúde o “muito obrigado por estar aqui hoje” e por considerar que “hoje é um dia de festa para todos e um dia de muita alegria”.
“Admito que de vez em quando é natural que olhemos para o retrovisor, mas nós não vivemos de olhar para o retrovisor, temos de olhar para a frente e seguramente que Miranda do Corvo está num novo tempo e a questão agora é todos conseguirmos aproveitar esse novo tempo e tenho a certeza que isso vai acontecer”, começou por referir a Ministra da Saúde, que deixou também a garantia que “a seu tempo” haverá recursos humanos para todo o portefólio de serviços do Centro de Saúde, para deixar depois “um cumprimento muito carinhoso ao dr. César Fernandes”, (…) é muito justo este reconhecimento, que é também uma homenagem a quem, seguramente e por aquilo que aqui ouvimos, tanto tem feito para a população de Miranda do Corvo, e nomeadamente por este Centro de Saúde”.
E depois de agradecer ao Movimentos de Utentes que “são, de facto, uma dimensão fundamental naquilo que é a participação dos cidadãos na saúde”, Ana Paula Martins, considerou que “apesar de ainda não termos aqui todos os serviços, porque não temos recursos humanos ainda para todo o portfólio de serviços que aqui vamos ter, a verdade é que esse caminho vai-se fazer, (…) isto leva o seu tempo, é verdade, de atrair profissionais para poderem estar aqui, mas o facto desta Unidade ter estas características, obviamente, ajuda muito”, referiu depois que “este edifício comportou um investimento total de mais de 5 milhões de euros, que foi comparticipado pelo PRR, mas também por financiamento municipal e demonstra bem como a cooperação entre o Poder Central e o Poder Local (…) também é essencial para fortalecer o nosso sistema de saúde. (…) Esta ligação virtuosa, este compromisso virtuoso, que tem por base uma confiança que tem que ser, eu não vou dizer ilimitada para não ser exagerada, mas tem que ser algo muito sólido entre os nossos autarcas e os nossos gestores e profissionais em favor daquilo (…) que queremos é que as pessoas tenham, de facto, melhor saúde e tenham acesso aos cuidados de saúde e que isso seja feito com qualidade e que também motive os nossos profissionais e as nossas gerações de profissionais, porque sem eles nós podemos ter os melhores equipamentos do mundo, mas não teremos uma das melhores saúdes. (…) Muito obrigado”.

