ADIBER: Laços Brancos para erradicação da violência doméstica

laço

A ADIBER promove, a partir de hoje, dia 25 e até 6 de Dezembro, mais uma “Campanha do Laço Branco” destinada a alertar para a problemática da violência contra a mulher. A iniciativa consiste na distribuição gratuita de laços brancos no território da Beira Serra – concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua. Em 2013, a acção chegou a mais de 3500 pessoas, incluindo na Assembleia da República.

A acontecer pelo 5º ano consecutivo a “Campanha do Laço Branco” decorre no âmbito da comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”, que hoje se assinala. Considerando que a violência doméstica é um fenómeno que em variados casos ainda está oculto, sobretudo nos pequenos meios rurais, a ADIBER pretende alertar para a sua existência e para o facto de que, sendo um crime público, todos os cidadãos têm a obrigação de o denunciar no sentido de proteger as vítimas, muitas das quais indefesas e condicionadas na sua acção.

A ADIBER verifica que “infelizmente esta temática continua na ordem do dia já que todos os anos morre um número crescente não apenas de mulheres, mas também de outros elementos do agregado familiar, nomeadamente filhos ou filhas, que também são vítimas de um crime hediondo que representa quase 1/3 do total dos homicídios que ocorreram em Portugal”.

A ADIBER pretende, assim, sensibilizar toda a população e envolver outros parceiros locais no combate a esta problemática, sendo que o investimento junto das escolas se tem assumido como uma prioridade, motivando crianças e jovens para o exercício dos valores da cidadania.