
Os alunos do projeto de Sustentabilidade da Escola Secundária de Arganil (Planeta 0.0/Eco-Escolas), estiveram em Guimarães a defender o projeto PR NA ROTA DO OVO DO REI, que visa a criação de um produto turístico sustentável em torno de um dos produtos de maior valor da floresta, o cogumelo silvestre. Estrategicamente, foi dado o nome de uma das suas espécies mais cobiçadas de sempre, que está presente na região de Arganil: Amanita caesarea, popularmente conhecida como “Ovo do Rei”.
De Janeiro até à data da apresentação, alunos da Escola Secundária de Arganil, juntaram-se e, colocando as suas diferentes competências académicas e pessoais no projeto, com a orientação do elemento da comunidade local, Ruben Gama, da To Mush e dos professores, João Rodrigues e Mariana Teixeira, desenvolveram esta ideia vencedora! Beatriz Alves, Bruna Correia, Carolina Sousa, Carolina Vasconcelos, Daniela Barata, Edith Terra, Joel Marques, Júlia Ferreira, Lara Guerra, Letícia Tavares, Matilde Castanheira, Ora Glasgow, Solange Rodrigues, Tomás Neves e Tristan Nijenhuis – estão todos de parabéns!
E porque a união será sempre o caminho, criou-se uma rede de apoios e parceiras com organizações públicas e privadas, tendo-se juntado a este projeto do Agrupamento de Escolas de Arganil, o Município de Arganil, Juntas de Freguesias de Arganil, Coja, Folques, Sarzedo e Secarias, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), meios de Comunicação Social regionais, produtores locais/regionais de cogumelos e restaurantes locais.
O principal objetivo do projeto ENNEPlus é reforçar a capacidade das escolas para a mudança transformadora e sustentável das suas comunidades locais, através de redes de colaboração, reforço de capacidades e atividades baseadas em desafios na área da Eco-inovação. Uma das ações-chave do projeto, foi o desenvolvimento da metodologia Eco-Digithon. Esta maratona educativa visou fomentar a prototipagem de soluções inovadoras, digitais ou tecnológicas para desafios reais de cariz social e local.
Em Guimarães foi a fase final do projeto Eco-Digithon, em que as escolas competiram entre si, apresentando e defendendo o seu projeto. Só podiam ir quatro alunos a representar o projeto/equipa. Beatriz Alves, Joel Marques, Letícia Tavares e Solange Rodrigues foram os escolhidos e com todo o empenho, iniciativa, trabalho e comunicação, representaram muito bem toda a equipa que esteve envolvida no projeto! E assim, PR NA ROTA DO OVO DO REI, conquistou o 1.º lugar. Como prémio, a equipa irá participar na 9.ª edição do Social Hackathon Umbria (www.socialhackathonumbria.info), que terá lugar de 3 a 6 de Julho, na vila de Spello (Itália).
Estão todos de parabéns!
PR NA ROTA DO OVO DO REI – Enquadramento
O problema da comunidade local que os alunos pretenderam abordar com o desenvolvimento de PR NA ROTA DO OVO DO REI é a crescente desvalorização dos territórios florestais e dos produtos deles obtidos. Uma forma de consciencializar a comunidade para o problema é colocar, novamente, as pessoas a viver as florestas. E assim, através da força do turismo para os territórios do interior, pela promoção do turismo de experiência, da valorização de produtos locais e endógenos, da agricultura sustentável e do ecoturismo, pretendem impulsionar esta ligação.
Foi criado o PR NA ROTA DO OVO DO REI que irá abranger as localidades de Arganil, Coja, Folques, Sarzedo, Secarias, atravessando regiões mais adequadas ao crescimento dos cogumelos silvestres. Será através da criação/desenvolvimento de uma aplicação, que se vai sentir o pulsar deste PR transportando o usuário para uma nova dimensão – uma experiência imersiva ao mundo das diferentes espécies de cogumelos que habitam o território. Esta experiência irá envolver e sensibilizar os participantes para a importância da sustentabilidade e da proteção da biodiversidade. Além disso, a aplicação contará com informações sobre os pontos de passagem, como flora, fauna, atrações naturais e culturais, restaurantes com petiscos de cogumelos (comprados aos produtores locais), opções de alojamentos e uma ligação direta aos produtores locais, para compra e encomendas de produto, tudo pensado para enriquecer a experiência.