AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARGANIL: Alunos da Escola Secundária no Parlamento Europeu de Estrasburgo

Os alunos da Escola Secundária de Arganil, acompanhados pelas docentes Alda Pimenta (embaixadora sénior e coordenadora do projeto) e Cristina Carvalho (embaixadora sénior) no Parlamento Europeu de Estrasburgo

No passado dia 15 de Fevereiro e pelos segundo ano consecutivo, 23 alunos da Escola Secundária de Arganil, acompanhados pelas docentes Alda Pimenta (embaixadora sénior e coordenadora do projeto) e Cristina Carvalho (embaixadora sénior) participaram numa sessão Euroscola, no Parlamento Europeu de Estrasburgo (França), como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipa do projeto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (EPAS), no âmbito do seu plano de atividades do letivo 2022-2023.

O programa Euroscola, criado em 1990, permite dar “voz a alunos provenientes dos 27 Estados-Membros da UE, dos países candidatos e dos antigos Estados-Membros para debater, tomar partido, negociar, alterar, votar e, por fim, aprovar resoluções sobre assuntos europeus reais”. Oferece, assim, a possibilidade de cada jovem contactar com o funcionamento das instituições europeias, de se tornar eurodeputado por um dia, de assumir um lugar no hemiciclo do Parlamento Europeu e expressar a sua opinião sobre vários tópicos fundamentais da União Europeia.

O debate deste dia centrou-se no tema “Ambição de poluição zero da EU: Onde estamos hoje?”. O evento iniciou-se com uma mensagem da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que destacou a importância dos jovens no projeto europeu, seguindo-se uma entrevista e sessão de perguntas e respostas com Robert Zile, e o Laboratório de Inovação: entrevista com a vice-presidente do Parlamento Europeu, Vivienne Halleux, analista de políticas ambientais (Direção-Geral dos Serviços de Estudos Parlamentares, Parlamento Europeu). À tarde, desenvolveu-se um workshop que permitiu simular o trabalho dos membros do Parlamento. Escolhidos aleatoriamente para as posições “a favor”, “contra”, “intermédia” e “indecisos”, os embaixadores juniores defenderam as posições assumidas e as emendas propostas pelos diversos quadrantes num verdadeiro exercício de participação no processo legislativo europeu.  Foi ainda feito uma sensibilização para a importância do voto nas próximas eleições europeias, para a construção da Democracia – “Não deixem que decidam por ti!”.

Ao longo dos trabalhos, os nossos embaixadores, que nunca desistiram de fazer ouvir a sua voz no hemiciclo, destacaram-se pela sua participação ativa e intervenções pertinentes” mostrando, desta forma, o seu compromisso com o ambiente e com os valores europeus!

A EQUIPA EPAS