AHBV TÁBUA: Bombeiros com saldo positivo que ascende a 265 mil euros

Teve lugar no passado dia 18, a assembleia geral (AG) onde foi aprovado o Relatório de Contas relativo ao exercício de 2022, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua (AHBVT).

Estando em funções apenas desde Junho daquele ano, a Direcção deu nota do trabalho realizado nos primeiros seis meses de mandato, para além da cobertura da oficina e beneficiação da sala de convívio do Corpo de Bombeiros, e procederam à aquisição de meios informáticos e telecomunicações – com a aplicação “Iteams” – que permite o registo clínico electrónico do INEM e respectiva formação do Corpo de Bombeiros.

Em relação aos Centros de Exame – Tábua, Portimão, Fundão e Mirandela – a Direcção anunciou que tem reunido internamente com todas as directoras dos centros (…) «para continuar a promover o bom desempenho de cada centro, respondendo a todas as necessidades», e posteriormente com o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes). Paralelamente a Direcção da revelou que realizou a escritura de aquisição do Centro de Exames de Mirandela, ficando a faltar a do Centro de Exames de Portimão (…) «que esperamos ter o processo concluído até ao fim deste ano».

Contudo, e ainda em relação aos Centros de Exame – no país recorde-se, mais nenhuma Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários possui esta valência – a Direcção procedeu a diversas remodelações nos imóveis – desde aquisição de equipamento informático, aumento do número de postos de trabalho de realização de exames de condução (…) «dando resposta à crescente procura», esclareceram.

No que toca à operacionalidade, em Outubro foi criada mais uma EIP (Equipa de Intervenção Permanente, passando agora a ter duas, tal como nos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha) que a par do GSS – Grupo de Serviço e Socorro – (…) «é-nos possível garantir e manter uma resposta mais eficaz e imediata» a todas as solicitações e pedidos de socorro.

Ainda segundo a informação disponibilizada, a Direcção dos Bombeiros Voluntários de Tábua garante que as visitas diárias ao Quartel e frequentes aos Centros de Exame (…) «têm contribuído para construir uma relação de proximidade» com todos os colaboradores de modo a poderem estar a par das suas preocupações, e assim conseguir dar uma resposta (…) «quase imediata às suas necessidades».

Após a explanação da actividade, coube ao ROC – Revisor Oficial de Contas – apresentar o Relatório de Contas relativo ao exercício de 2022 que apresenta um resultado positivo que ascende a 265 mil euros.
Jorge Alexandre Marques deu ainda nota da realidade dos Centros de Exames, constatando que Tábua continua a ser a referência (…) «que Portimão subiu, Mirandela está equilibrado, e o Fundão apresentou prejuízo».

Colocado à votação os sócios presentes aprovaram por maioria (uma abstenção) o Relatório de Contas; e também por maioria (uma abstenção) o Parecer do Conselho Fiscal.

Por último, Rui Andrade, presidente da Direcção da Associação Humanitária, explicou que por motivos imprevistos ainda não estava afixada na “Sala dos Directores” a foto do antigo presidente António Carvalho Nunes (…) «era para ter sido hoje», garantiu. Em relação ao processo instaurado ao anterior contabilista, Rui Andrade fez saber que a Direcção tem promovido reuniões com a advogada, não podendo, contudo dar mais esclarecimentos por o mesmo (…) «continuar em segredo de justiça».

Como nota de rodapé, os Bombeiros Voluntários de Tábua, em 2022, responderam a um total serviços: 63.956 (alertas) | 10.903 (bombeiros) | 665.725 (km) | 26.283 horas e 41 minutos (duração).

Bombeiros abrem portas à Escolinha de Infantes e Cadetes

Encontram-se abertas as inscrições para a Escolinha de Infantes e Cadetes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua, que agrega crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, posterior a esta idade, implementam a Escola de Estagiários, também com inscrições abertas.

Chega assim, a hora dos mais pequenos e jovens mostrarem e promoverem a sua adrenalina, garra, determinação e vontade de ajudar o próximo.
As inscrições devem ser efectuadas até ao próximo dia 15 de Abril.
“A brincar também se aprende”, recordam.