Alargamento do Programa de Emergência Alimentar no distrito de Coimbra

C_Sociais

O Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social, I.P. celebrou, no âmbito da Convenção da Rede de Solidariedade de Cantinas Sociais para o Programa de Emergência Alimentar, 34 protocolos com Instituições Particulares de Solidariedade Social para o fornecimento de mais refeições em cantinas sociais.

Na reunião realizada com os parceiros envolvidos, estes sublinharam a importância e o sucesso da medida.

Na sequência da avaliação dos resultados da aplicação desta medida consagrada no Programa de Emergência Social, foram efectuados os ajustes considerados necessários.

A capacidade de resposta, no distrito de Coimbra, foi alargada em quatro cantinas sociais, das quais três funcionam no concelho da Figueira da Foz e uma no concelho de Vila Nova de Poiares, que passam a fornecer 100 refeições diárias.

Vinte e seis cantinas em funcionamento nos vários concelhos do referido distrito continuam a fornecer 65 refeições diárias, tendo sido criadas quatro novas cantinas, todas no concelho de Coimbra, que permitirão, desta forma, cobrir todo o território deste concelho e as respectivas pessoas aí residentes.

No segundo semestre de 2012, altura em que se deu início à execução da medida, foram fornecidas no distrito de Coimbra cerca de 35 mil refeições. Este ano, em função da procura, podem vir a ser fornecidas mais de 840 mil refeições, ou seja mais de 70 mil refeições por dia.

O Instituto da Segurança Social tem vindo a reforçar a resposta de cantinas sociais através do aumento de fornecimento diário de refeições por cantina e da celebração de novos protocolos para cantinas sociais.