ALDEIA DAS DEZ (Oliveira do Hospital): Lançamento do livro “Ao correr da lançadeira” e Noite de Fados prometem momento memorável

CiclodeFado_AldeiadasDez_

 

Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital, uma das 27 Aldeias do Xisto distribuídas pela Região Centro, recebe este sábado, a partir das 19h00, o Ciclo de Fado e o lançamento da nova obra literária de Viriato Gouveia.

Este acontecimento confere, novamente, a esta aldeia, uma mistura apelativa de vozes, choros de guitarras, poemas e melodias tradicionais do Fado, bem como divulga o que de melhor se faz a nível artístico na região de Oliveira do Hospital.

A par das actuações ao vivo, por si só aliciantes, todo o evento é inserido nas paisagens rurais e incomparáveis das Aldeias do Xisto, o que culmina numa noite de mística e tradição, ao mesmo tempo que promove o património cultural, não apenas do concelho e de Portugal, como também da Humanidade.

Na noite de sábado, 5 de Setembro, está em destaque o lançamento do livro “Ao Correr da Lançadeira” de Viriato Gouveia, um escritor e artesão aldeense que abraça não só a prosa, como também a poesia, a tecelagem e a escultura.

Com início às 20h00 no imponente Solar Pina Ferraz (Casa da Obra), este acontecimento promete ser um dos pontos altos, a par da Noite de Fados, que se seguirá no mesmo local, e onde se pode desfrutar e apreciar um dos maiores símbolos e tradições do nosso País, o Fado de Coimbra.

Na Travessa do Solar, destaque para a abertura do evento, às 19h00, onde estará patente a exposição de Tapetes Tradicionais, também de Viriato Gouveia, acompanhada pela instalação sonora “Tear de Memórias” de Luís Antero. O artista, criador de paisagens e marcos sonoros do vale do rio Alvoco, criou a peça sonora originalmente para esta exposição, visando homenagear e viajar pela memória do multifacetado tecelão. No decorrer da noite também o Grupo de Cantares Aldeense pretende encantar com as suas vozes.

Com entrada gratuita, o evento realizado em parceria com o Fado ao Centro, de Coimbra, e presente na programação cultural das Aldeias do Xisto, alia assim a música, a leitura, a arte e a tradição, e promove uma experiência inolvidável e ímpar na região.