A 12ª edição da Festa da Castanha de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, espera atrair este fim-de-semana milhares de visitantes ao tradicional evento organizado num local de grande beleza arquitetónica, religiosa e paisagística – o Santuário de Nossa Sr.ª das Preces, localizado em Vale de Maceira
Constituindo-se como um dos principais cartazes turísticos da região no início do Outono, a Festa da Castanha começa no sábado à noite em Aldeia das Dez, a partir das 21h00, com um espetáculo de grupos culturais concelhios seguido de um típico magusto noturno marcado para as 23h00.
Mas o grande dia deste evento, que se realiza na pitoresca aldeia localizada no sopé do Monte do Colcurinho, Serra do Açor, com vista privilegiada para a Serra da Estrela, está reservado para domingo.
No centenário santuário, situado a uma altitude cerca de 700 metros e envolto por um verdadeiro jardim botânico dotado de grande biodiversidade de espécies florestais autóctones e exóticas, vão estar presentes mais de 70 expositores. Os visitantes poderão desfrutar, durante todo o dia, de muita animação musical, da gastronomia regional, artesanato e, ainda, de uma ampla variedade de produtos endógenos.
A meio da tarde, às 16h45, é altura de os forasteiros se deliciarem com o sabor autêntico da castanha assada em caruma no tradicional magusto que é oferecido pela Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, a entidade que organiza este evento em parceria com o Município de Oliveira do Hospital.