“ALDEIA EM FESTA”: Município de Penacova leva mercadinhos e artistas locais às freguesias

No passado domingo, a festa fez-se em Gondelim

A festa decorre entre Maio e Setembro (excepto Agosto), e vai ter oito espectáculos com oito grupos musicais e etnográficos do concelho, em oito aldeias de Penacova, a que se juntam este ano oito “mercadinhos” com produtos da terra.

A apresentação do programa da 2.ª edição do “Aldeia em festa”, aconteceu na passada sexta-feira, dia 4, no Auditório da Biblioteca Municipal, e segundo o presidente da Câmara, o principal objectivo é (…) «descentralizar a oferta cultural levando os grupos de umas freguesias a actuar no extremo oposto do concelho», e será feito exclusivamente com (…) «a prata da casa», seja ao nível dos participantes ou da logística, sublinhou Álvaro Coimbra.

Na edição deste ano, o certame vai realizar-se nas aldeias de Gondelim (7 de Maio – já realizado), Ermidas de São Paio do Mondego (21 de Maio), Rebordosa (28 de Maio), Palheiros (11 de Junho), Paradela da Cortiça (9 de Julho), Travanca do Mondego (23 de Julho), Monte Redondo (10 de Setembro) e Carvalho (17 de Setembro), sendo que todos os espectáculos decorrerão ao domingo, com início às 17H00, e terão a duração aproximada de 60 minutos.

Os mercadinhos, com venda de produtos hortícolas, mel, pão, doces, e artesanato, irão funcionar entre as 14H00 e as 19H00, no mesmo recinto dos espectáculos, preferencialmente num ponto central de cada aldeia, tendo o município disponibilidade para acolher 20 expositores.

Para Álvaro Coimbra, com a introdução dos mercadinhos pretende-se (…) «estar perto dos poucos agricultores que ainda praticam uma agricultura de subsistência dando-lhe oportunidade de poder vender alguns produtos que tenham em casa e que precisem de comercializar».

Na continuidade, o autarca admitiu a possibilidade de existir um mercado mais regular durante todo o ano, não fechando portas a que a iniciativa possa vir a ter “vendedores” de fora do concelho.

Relativamente à primeira edição (2022), o presidente do Município de Penacova revelou que (…) «o balanço foi extremamente positivo, em que tivemos uma adesão muito grande das pessoas destas localidades a um espectáculo diferente, em que os grupos e artistas foram sempre actuar ao extremo oposto da sua freguesia».

Recorde-se que na 2.º edição do “Aldeia em Festa” participam o Rancho Folclórico Etnográfico da Casa do Povo de São Pedro de Alva, o Rancho Folclórico Rosinhas de Agrêlo, o Rancho Típico de Miro “Os Barqueiros do Mondego”, o Rancho Folclórico “Os Unidos da Cheira”, Associação Musical Sons do Mondego, o Rancho Folclórico e Etnográfico do Zagalho e Vale do Conde, o Grupo de Cavaquinhos da União Popular da Rebordosa e o Grupo “Cantar Travanca do Mondego”.

(com vídeo na página do Facebook de A COMARCA DE ARGANIL)