Treze dos 18 distritos do continente vão estar, a partir deste sábado, sob aviso laranja devido à previsão de vento forte, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A partir das 18h00, os distritos de Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.
O mesmo aviso vai entrar em vigor, a partir das 21h00, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco. Para estes distritos, a previsão do IPMA é de “vento forte a muito forte”, com rajadas até 120 quilómetros por hora (km/h).
Na sexta-feira, a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) recomendou, num aviso à população, “especial cuidado” com o vento durante o dia de hoje e no domingo em Portugal continental, onde pode “soprar forte nalgumas regiões” e propagar incêndios florestais.
A Protecção Civil recomenda “especial cuidado” com o vento este fim-de-semana, ao mesmo tempo que alerta para a possibilidade de cheias, queda de árvores, estragos em estruturas, piso escorregadio e formação de lençóis de água.