No passado dia 7, a Secção Destacada em Alvares dos Bombeiros Voluntários de Góis, recebeu um equipamento DAE Desfibrilador Automático Externo, oferecido por Adrião Lourenço Mateus e pela família e que, como considerou o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Góis, Fernando Gonçalves, “foi uma doação muito importante, que vai fazer toda a diferença”, mas também e como referiu Tiago Baptista, em representação da Cruz Vermelha Portuguesa, “neste tempos difíceis não se acham muitas pessoas com o seu altruísmo, coma sua disponibilidade e vontade” em doar “um investimento tão grande e tão significativo, ao qual só darão importância no dia em que infelizmente for necessário”.
E depois de deixar um “enorme agradecimento e reconhecimento pela sua atitude, (…) “um bom exemplo, que o seu gesto inspire outros”, Tiago Baptista disse ainda que “este aparelho vai contribuir certamente para a segurança da comunidade”, fazendo votos que “os bombeiros e que população nunca necessitem de equipamento, será um excelente sinal, mas no dia em que necessitem ele estará cá por sua causa”.
“É com prazer que fazemos esta doação. E podemos vir a fazer outras”
Foi com a parceria da Cruz Vermelha que Adrião Mateus contou para a escolha do equipamento (e outro que ofereceu ao Centro Social Paroquial de Alvares), explicando que “tivemos uma pequena herança de uns primos nossos que cuidámos sempre e não queríamos que esse dinheiro revertesse em nosso favor” e, mesmo apesar de não chegar, decidiram então doar um desfibrilhador “para a aldeia de onde oriunda a minha família”, ao mesmo tempo que cumpria também “a vontade da minha saudosa esposa”, dizendo ainda que “é com prazer que fazemos esta doação. E podemos vir a fazer outras”.
“É muito gratificante esta ajuda”
“E muito gratificante esta ajuda”, como referiu o comandante Fernando Gonçalves, considerando que “este equipamento é uma mais-valia para a nossa Secção Destacada em Alvares, porque conseguimos garantir o terceiro elo da cadeia de sobrevivência o mais rápido possível” e que, no futuro, pode contribuir para “ajudar a salvar vidas”, porque também “vamos poder aumentar a capacidade de intervenção no Destacamento de Alvares”, agradecendo a Adrião Mateus e à família pela generosa doação.
Em representação do presidente da Câmara Municipal, Paula Matos, agradeceu também a Adrião Mateus “este seu gesto magnânimo, porque a nossa população está cada vez mais isolada e mais envelhecida e, ao ter este equipamento à disposição no momento certo na hora certa, pode salvar vidas. E isso é muito bom”, aproveitando ainda para reconhecer que “só damos o valor aos Bombeiros quando precisamos deles. E eles não nos falham”.
Bombeiro, mas também presidente da Junta de Freguesia, Vítor Duarte agradeceu “o gesto magnânimo do senhor Adrião”, enalteceu o seu exemplo, o seu espírito altruísta”, para referir depois que “ao ter aqui esta Secção Destacada sou um presidente Junta muito mais feliz e mais seguro”, agora ainda mais com a doação do importante equipamento, “um gesto que deixa boa semente na nossa freguesia”.