ALVARES (Góis): Primeira freguesia do concelho a receber o Balcão SNS 24

No passado dia 3, na sede da Junta de Freguesia e no seguimento da proposta de instalação do Balcão SNS 24 nas freguesias do concelho apresentada pela Câmara Municipal, teve lugar a assinatura do Termo de Adesão ao Protocolo de Colaboração – Freguesias – SNS 24 Balcão, numa cerimónia que contou com a presença do director executivo do ACES PIN – Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte, dr. Victor Bernardo, da 1.ª secretária da Assembleia Municipal, Helena Moniz, do presidente da Câmara, Rui Sampaio, e do presidente da Junta de Freguesia, Vítor Duarte.

Alvares foi a primeira freguesia do concelho de Góis a receber o Balcão SNS 24, que passa a funcionar na sede da Junta de Freguesia, facilitando o acesso à população da freguesia a um conjunto de serviços digitais e de telesaúde do Serviço Nacional de Saúde, resultando a sua instalação da parceria entre o Município de Góis, a Junta de Freguesia de Alvares, a Administração Regional de Saúde do Centro, os serviços partilhados do Ministério da Saúde e o Agrupamentos de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte.

“A Câmara Municipal foi um importante mediador para que esta realidade viesse a ser possível, na medida em que procura, diariamente, encontrar soluções que possam proporcionar a melhoria substancial da qualidade de vida dos goienses e de todos quantos escolhem o nosso concelho para viver”, como referiu o presidente, Rui Sampaio, sem deixar de recordar que “a distância de cerca de 30 quilómetros que separa a Freguesia de Alvares da sede do concelho se apresenta como um grande constrangimento ao direito de acesso a cuidados de saúde, realidade que não é indiferente a ninguém”, congratulando-se pela assinatura do Protocolo de Cooperação entre os serviços partilhados do Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Centro e o Agrupamento de Centros de Saúde, a 13/05/2021, que tem como objecto regular os termos para a disponibilização de espaços de acesso e a prestação de serviços digitais e de telessaúde ao cidadão (Balcão SNS 24), no âmbito da circunscrição territorial das freguesias e Municípios que aderirem ao referido Protocolo.

“Hoje é um dia bom para Alvares, deu-se o primeiro passo para disponibilizar novos serviços de utilidade aos cidadãos e sim, é realmente importante que ninguém fique para trás”, considerou o presidente da Câmara Municipal, sem contudo deixar de se mostrar solidário com as preocupações manifestadas pelo presidente da Junta de Freguesia, quando afirmou ser com “tristeza e frustração” que assistia “ao mau estado de saúde” que afecta “os utentes da freguesia de Alvares, (…) é esta a realidade com que temos de viver”, pelo facto de não estar a ser cumprido o Estado de direito neste vasto território também no que se refere aos direitos das pessoas no acesso aos cuidados de saúde.

Vítor Duarte, depois de recordar ainda o grande investimento feito na Extensão de Saúde, pediu a sua reabertura e, “pelo menos uma manhã ou uma tarde”, a vinda ali de um médico para consultar os utentes, considerando mesmo que “não pode ser quebrado o elo entre o utente e o médico” e que “a teleconsulta não vai ser a solução que nós pretendíamos. Iremos sempre lutar para que a Extensão de Saúde seja reaberta e preste o serviço que deve, não faz sentido de outra maneira”, mas porque “o caminho faz.se caminhado e será sempre a nossa luta”, não deixou de referir ser importante a adesão ao Balcão SNS 24.

Os mesmos sentimentos foram também manifestados pela representante da Assembleia Municipal, considerando que “a abertura deste Balcão não é a solução ideal para colmatar o deficit da assistência médica da população alvarense” que, como a do concelho, “está envelhecida e necessita de redobrados cuidados médicos” e, aliado ao facto de ser a mais distante freguesia da sede do concelho, as dificuldades são ainda maiores e tendo Alvares uma Extensão de Saúde, “com condições adequadas a um bom exercício de prática médica”, era lamentável ter deixado de funcionar, referindo por isso que “a colocação de um médico seria a situação que mais agradaria às pessoas”. E porque sem bons serviços de saúde não é possível a fixação das pessoas, terminou por dizer, “vamos ter esperança que este Balcão possa obviar alguns constrangimentos” e que “é importantíssimo voltar a ter consultas presenciais na Extensão de Saúde”.

O director executivo do ACES PIN depois de referir que “esta á uma iniciativa que eu acarinho muito” e que “este tipo de iniciativas servem como uma luva para este tipo de população envelhecida, porque permite aproximar os cuidados de saúde das pessoas de uma forma cómoda, segura, rápida”, disse que as preocupações ali manifestadas são também as suas, “mas os recursos humanos são cada vez mais escassos” e não sendo estas “as soluções ideais”, são as possíveis “e que permitem colmatar muitas destas dificuldades sem termos de deslocar um médico ou enfermeiro da sede”, mas deixando a promessa que “Alvares não é esquecido pelo ACES PIN e a primeira oportunidade que tivermos para colocar aqui um médico, fá-lo-emos”.

“Góis vai continuar a lutar por se manter na linha da frente, adoptando boas práticas de modo a facilitar a vida dos goienses, porém não seguimos modas, cada medida é, e continuará a ser, avaliada por nós sob o ponto de vista do seu benefício directo e ou indirecto a bem da nossa população”, disse o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “este é o caminho e a estratégia que queremos seguir, contamos com a prestimosa colaboração de todas e de todos”, porque e como considerou, “na verdade, só unindo esforços e estabelecendo novas parcerias podemos fazer mais e melhor por Góis”.

Balcões SNS 24 disponíveis a qualquer pessoa

Os Balcões SNS 24 encontram-se disponíveis a qualquer pessoa, no entanto são mais procurados por utentes com reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, à internet ou que não apresentem condições para aceder remotamente aos serviços do SNS. Através do Balcão SNS 24 é possível marcar consultas, renovar medicação crónica, consultar os resultados de exames médicos, realizar teleconsultas, entre outros serviços digitais de saúde.
Promover a inclusão digital e social dos cidadãos é uma das vantagens dos Balcões SNS 24 que, com a acção de mediadores digitais, e de forma segura, eficiente e próxima, contribuem para reduzir as desigualdades em literacia digital em saúde e promovem o acesso remoto aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde.