No próximo fim-de-semana de 1 a 3 de Setembro, está de regresso a segunda edição do Arraial Social, na Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas.
Trata-se de um evento que, com início no ano passado com sucesso comprovado, alavancado pela Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas mas que reúne, em seu torno, todas as colectividades e associações da pequena freguesia do concelho de Oliveira do Hospital – desde da Liga dos Amigos de Alvôco das Várzeas, a CERCAV (Centro de Recreio e Convívio de Alvoco das Várzeas), o Grupo Desportivo de Alvoco das Várzeas, a associação “Alvoco a Recordar”, bem como o projecto “Sons de Alvoco” e, por fim, a Missão País UBI – que esteve já este ano presente na aldeia pelo segundo ano consecutivo.
Para Cátia Alves, presidente da Junta de Freguesia, o Arraial Social é um momento de encontro de todos os que gostam de Alvoco (…) «não só pelo pendor recreativo e de convívio, mas acima de tudo pelo envolvimento de todas as colectividades alvocences num evento único e distinto do que estamos habituados».
Recorde-se que a vertente social do certame tem como finalidade a obtenção de receita para realizar uma obra importante para a freguesia, e, por consequência, para toda a comunidade. De forma a potenciar este cariz solidário o evento reúne vertentes de índole diversa, tal como um pendor cultural, gastronómico, recreativo e musical, com novidades relativamente à edição do ano anterior.
Assim, durante os três dias (sexta-feira, sábado e domingo), a organização proporciona muita música e diversão, mas também duas exposições fotográficas que retratam a vivência Alvocense na sua plenitude: uma relativa aos antigos Resineiros e uma outra denominada “Rostos Alvocenses”; bem como um exemplar da Manta de Retalhos típica do concelho de Oliveira do Hospital. Às associações locais envolvidas cabe-lhes a exposição gastronómica dos Sabores de Alvoco e do Interior. «Num âmbito formativo pretende-se munir Alvocenses e outros de conhecimentos sobre “Cuidados Básicos de Suporte de Vida”, através de um “workshop” aberto a todos».
Na oferta musical vai estar a Banda Onda Centro + Gabriell, para animar o palco de Alvoco das Várzeas na noite de sábado, acompanhados pelo grupo “Los Cubanitos” que abrirem as festividades com o tradicional “bailarico”. Já na primeira noite, vindos de Lisboa, o grupo académico “Tintuna” traz a magia da música académica ao Rio Alvoco. Como novidade, conta-se com um “DJ SET” formado, exclusiva e genuinamente, por artistas oliveirenses, com a início marcado às 14 horas, e com as participações de Luís Antero, Tiago Moreira e Gonçalo Martins à beira do Rio Alvoco, no sopé da histórica Ponte Medieval que torna, o local e Alvoco das Várzeas (…) «numa plataforma de encantos.
Tratando-se de um evento de marcado sucesso no ano anterior é, para o Executivo da Junta de Freguesia, essencial (…) «apostar numa profissionalização da logística do evento», daí que o evento surja agora concentrado no famoso “Campo de Jogos”, bem como no acrescento de mais parques de estacionamento próprios para visitantes, de forma a minimizar constrangimentos para toda a comunidade e tornar flexível os acessos a um evento onde se espera uma (…) «afluência superior à do ano transacto, sendo marcada pela participação de gente de todas as idades».
«Este Arraial Social, mais do que um evento dinamizador, diferente e festivo para a população alvocense é um momento de (re)encontro entre pessoas, memórias e tradições, possibilitando três dias de entretenimento a todos aqueles que têm um pouco desta terra beirã no coração». É com estas palavras que Cátia Sabino, voluntária do projecto Missão País – UBI, descreve o Arraial Social.
Um evento deste género, com um objectivo tão singular como o deste, prepara a comunidade para uma intervenção activa com um pendor solidário. É um evento único e diferente daqueles que se costumam ver numa localidade com esta dimensão que reúne a dimensão recreativa do encerramento de mais uma “época quente” e a despedida de mais um ano.
«Esperamos por todos para um certame que se quer único e inovador», sublinham.