“Alvoco sempre foi uma terra onde a Democracia se preservou. Com estes eventos que iremos realizar queremos celebrar este sentimento de Liberdade e assinalar os seus 50 anos onde a nossa Freguesia (também) sempre fez por ser um porta-estandarte dos valores democráticos pluralistas.”
Entre os dias 25 a 28 de Abril a Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas organizará vários eventos comemorativos dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Uma forma de levar este reconhecimento histórico a um território que sempre fez por preservar e valorizar.
Para a Presidente da Junta de Freguesia, Cátia Alves “Este é mais um evento que pretender valorizar os agentes locais, reavivando a memória e celebrando a democracia. Alvoco das Várzeas sempre foi uma terra onde a Democracia se preservou. Com estes eventos que iremos realizar queremos celebrar este sentimento de Liberdade e assinalar os seus 50 anos onde a nossa Freguesia (também) sempre fez por ser um porta-estandarte dos valores democráticos pluralistas. Serão 4 dias onde, além das surpresas, poderemos encontrar na nossa Freguesia um bastião destas celebrações que decorrem a nível nacional.”
Entre os dias referidos teremos, de forma permanente, no Espaço Coworking de Alvoco das Várzeas uma instalação sonora, em parceria com o projecto “Sons de Alvoco” do paisagista sonoro, e nosso conterrâneo, Luís Antero sobre relatos e memórias de cinco alvocences- a referir o Sr. Luis Calado, o Sr. José Pimentel, o Sr. Antero Gonçalves, o Sr. Agostinho Marques (ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas) e o Dr. José Augusto dos Santos (ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas) sobre os acontecimentos, pela sua lente e voz, do dia 25 de Abril de 74`. Além disso, em paralelo, haverá a exposição fotográfica realizada pelo Alvoco a Recordar sobre a temática envolvente à instalação sonora. Teremos também exposto, cedido pelo Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, a exposição “Cartazes da Revolução”.
Encerraremos as celebrações, no dia 28 de Abril pelas 15:30, com mais uma Conferência do INteriorizar sob o título: 50 anos de Abril. As vozes de um território livre e democrata onde contaremos com um painel inter-geracional. De um lado estará Pedro Miguel Coelho (jornalista e gestor das redes sociais do Jornal “Expresso”) e do outro José Augusto (ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas). A moderação ficará, mais uma vez, a cargo do jovem autarca e secretário da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, João Miguel Pais.
Para o Secretário da Junta de Freguesia, João Miguel Pais “Será mais um evento, neste caso uma panóplia de eventos, que promovemos em parceria com as associações locais. Quisemos criar a simbiose entre a inovação, a tradição e a história e envolvemos tudo num resultado que se espera ser sinestésico para quem passar pelo nosso Espaço Coworking. Certamente serão dias onde Alvoco das Várzeas estará novamente no mapa.”