ARGANIL: 21.º Encontro de Tunas

A Tuna Popular de Arganil e o grupo convidado interpretando, em conjunto, um dos temas que fizeram parte do bonito espectáculo proporcionado pelo Encontro de Tunas

Em 28 de Agosto passado, na Praça Simões Dias, a noite foi de cultura e de festa com a realização do 21.º Encontro de Tunas, organizado pela Tuna Popular de Arganil.

Além da Tuna organizadora, o Encontro contou com o grupo convidado, o “Coletivo Capela”, que veio de Castelo de Paiva, que tocou, cantou, encantou e… pôs mesmo a dançar muitas das pessoas que se encontravam na Praça.

“Não poderia deixar de agradecer ao Colectivo Tradicional Capela que aceitou o nosso desafio e veio partilhar esta noite connosco. A vossa presença enriqueceu-nos a todos, fortalecemos laços que nos passaram de certo a unir como músicos e defensores do património cultural”, como disse a presidente da direcção da Tuna, Daniela Santos, enquanto o responsável do grupo convidado deixou também o “muito obrigado à Tuna Popular de Arganil pelo convite e parabéns por preservarem e divulgarem, de forma tão genuína, o nosso tão rico património cultural imaterial”, agradecendo ainda “o bonito ‘mastro de proteção’ que nos ofereceram, proteger-nos-à e lembrar-nos-à da bonita e divertida noite em Arganil. Bem hajam”.

“Que bonita foi a nossa passagem por Arganil, onde fomos recebidos de braços abertos e sorriso nos lábios”, reconheceu ainda o “Coletivo Capela”. E foi de facto uma bonita e divertida noite, diferente, porque apesar de distintos, a Tuna Popular de Arganil e o grupo convidado acabaram por se complementar (e até actuar em conjunto na interpetação de dois dos seus temas, “Menina estás à janela” e o Bate bate já canta a rolinha”) num espectáculo que mereceu fortes e merecidos aplausos, tendo no final e como nota de agradecimento, a presidente da direcção referir que “hoje, reunimo-nos para celebrar mais do que o 21.º Encontro de Tunas, mas para honrar o espírito de união, dedicação e amor pela cultura que nos une a todos”, deixando um agradecimento “a todos os que, com zelo e vontade inabalável, tornaram possível a realização deste evento tão especial”, aos elementos da direção que “são a espinha dorsal desta organização, (…) sem a vossa dedicação, nada disto seria possível”, ao director artístico e maestro Tiago Mateus, “a sua exigência e cooperação são fundamentais para que, não apenas hoje, mas ao longo de todos o percurso da Tuna Popular de Arganil, possamos cumprir e superar os nossos objectivos. A sua liderança inspira-nos e garante que a qualidade artística da nossa Tuna seja sempre elevada, algo de que nos orgulhamos profundamente”.

E depois de agradecer ainda “às famílias dos nossos tunos”, Daniela Santos teve palavras de particular apreço para com os tunos, deixando a todos “o meu mais profundo reconhecimento pela persistência, árduo trabalho e dedicação. Vocês são a alma desta Tuna”, terminando com os agradecimentos a todos que, das mais diversas formas, colaboram e apoiam a associação, “a todos vós (…) o nosso mais profundo agradecimento. Que esta noite seja apenas mais um capítulo de muitos que a Tuna escreve com a vossa colaboração, em nome da cultura, da música e da comunidade. Muito obrigado!”.