
No dia 5 e integrado no programa da Feira do Mont’Alto, foi recebida no salão nobre dos Paços do Município, uma delegação de Dudelange, no Luxemburgo, chefiada pelo bourgmestre daquela cidade, Dan Biancalana.
A cidade de Dudelange é geminada com a vila de Arganil através de um acordo de geminação formalizado em Setembro de 2000 pelos dois Municípios e foi com o propósito de celebrar os 25 anos desta parceria que esta delegação luxemburguesa se deslocou a Arganil, estando também presentes e a recebê-los, alguns presidentes de Junta, uma representação do Grupo Folclórico da Região de Arganil e a Tuna Popular de Arganil que, como aconteceu em 2013 na Câmara de Dudelange, tocou algumas músicas do seu reportório e de saudação aos visitantes.
Saudações que antes, na sessão oficial, foram feitas pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, que depois de recordar que o acordo de geminação surgiu de uma “vontade genuína de criar uma ponte de cooperação e amizade com vista à promoção do intercâmbio cultural, económico e social, passível de criar oportunidades de desenvolvimento e compreensão mútuos”, recordou Carlos Bernardino que “com visão e dedicação, tornou possível esta geminação… um acérrimo embaixador da cultura portuguesa e da identidade beirã no Luxemburgo”.
“Ao longo destes anos, esta ligação tem-se manifestado em momentos especiais, como a participação do Município de Arganil, em Julho de 2017, nas comemorações dos 110 anos da cidade de Dudelange, consolidando os laços que unem Arganil e Dudelange”, como disse Luís Paulo Costa, acrescentando que “são ocasiões como estas que nos lembram da importância de cultivar o conhecimento mútuo e a colaboração, construindo pontes sólidas entre as nossas comunidades” e, com o intuito de dar a conhecer melhor o concelho a esta comitiva, referiu que durante a sua estadia no concelho, iriam “visitar locais de grande beleza e valor cultural, como a aldeia histórica do Piódão, símbolo da identidade e do património que tanto nos orgulha”.
“Que estes dias de convívio, descoberta e partilha reforcem ainda mais os laços que nos unem lembrando-nos de que a verdadeira riqueza desta geminação está na proximidade e cooperação que conseguimos construir juntos ao longo de todos estes anos”, foram os votos deixado pelo presidente da Câmara Municipal e que esta parceria “continue a crescer, dando lugar a novos intercâmbios, projetos conjuntos e experiências partilhadas. Que Arganil e Dudelange se mantenham sempre próximas, unidas pela amizade, pela cultura e pelo espírito de acolhimento que caracteriza os nossos territórios”.
Votos também deixados pelo bourgmestre Dan Biancalana, que agradeceu a recepção à comitiva de Dudelange e que terminou com uma visita à mostra “Ontem-Hoje-Amanhã: uma exposição sobre a nossa cidade geminada Dudelange”, que esteve patente no Átrio de Exposições Guilherme Filipe e que era constituída por diversos painéis que davam a conhecer melhor aquela que é a quarta maior cidade de Luxemburgo, conhecida não só pelo vigoroso dinamismo cultural e desportivo, mas também pelo compromisso com a sustentabilidade e pela multiculturalidade da sua comunidade.