
No sábado, dia 22 de Março, foi o momento alto da celebração dos 55 anos da Escola Secundária de Arganil (que tiveram início em Outubro passado), com a homenagem a professores, alunos, pessoal não docente, pais/encarregados de educação, entidades e empresas que apoiam a Escola, sem esquecer antigos dirigentes da Associação de Estudantes e presidentes da Associação de Pais, bem como os que trabalharam e se empenharam na criação do ensino secundário e da Escola, numa palavra e como disse a directora, Anabela Soares, “celebramos um passado de conquistas e de história”.
E a comemoração dos 55 anos da Escola Secundária é “um marco que representa décadas de aprendizagem, de crescimento e de dedicação de todos aqueles que por esta casa passaram”, considerou ainda Anabela Soares, acrescentando por isso “este é um momento que nos convida a recordar o passado, a enaltecer o presente e a projectar o futuro desta instituição que, ao longo da sua existência, tem tido um papel fundamental na formação de tantas gerações” e que “desde a sua fundação, em 1969, a Escola Secundária de Arganil tem sido um pilar essencial na nossa comunidade. Mais do que um espaço de ensino ou de conhecimento, é igualmente o reflexo da transmissão de valores humanos, da promoção de talentos e do desenvolvimento de cidadãos, ética e socialmente responsáveis, preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”.
“Aqui cruzam-se percursos distintos e ideais renovados, por isso, a Escola vai além dos seus muros e está permanentemente ao serviço do desenvolvimento das suas comunidades”, considerou a directora, recordando que “muitos daqueles que estudaram, aqui, seguiram percursos diversos, dentro e fora do país, mas todos preservam, em si, a marca desta Escola – Ensinamentos e Valores. As suas raízes permanecem aqui, em Arganil, por isso, eles são o maior testemunho do verdadeiro impacto e relevância que a Escola teve no modo como moldaram os seus percursos e consolidaram os seus ideais”.
E depois de referir que “nos últimos 55 anos, a Escola e o mundo mudaram muito”, Anabela Soares não deixou de salientar que “a Escola Secundária de Arganil soube acompanhar os tempos e adaptou-se às transformações exigidas pelos novos modelos sociais globais”, deixando contudo a certeza que “o compromisso desta Escola mantém-se inalterado: proporcionar uma formação de excelência, assente no rigor, na ética e na valorização de cada aluno”, sem deixar de referir também que, “neste dia, é essencial que reconheçamos o contributo de todos aqueles que fazem parte desta história: os alunos, que são a alma de ser desta Escola; os professores e os funcionários, cuja dedicação vitaliza o seu funcionamento diário; e as famílias que confiam nesta instituição para a formação dos seus filhos” e por reconhecer que “a vossa dedicação, competência e empenho são decisivos para o sucesso da Escola Secundária de Arganil”.
“Hoje não celebramos apenas um aniversário! Celebramos pessoas, memórias e a certeza de que esta Escola continuará a formar gerações. Celebramos um passado de conquistas e de história, um presente de dedicação e confirmamos a nossa confiança num futuro promissor”, terminando com votos que “a Escola Secundária de Arganil continue a ser um espaço de aprendizagem, de crescimento e de inspiração para futuras gerações”.
E além dos testemunhos em vídeo dos membros do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Arganil, antigos docentes, alunos e pessoal não docente, bem como com a recitação de um poema a cargo do aluno Martim Batista e de um momento musical, a antiga aluna e actual professora Dulce Carvalho (coordenadora das comemorações), recordou um pouco da história da Escola Secundária de Arganil, “um estabelecimento de ensino criado como Secção da Escola Avelar Brotero, de Coimbra, em Outubro de 1969, e onde as aulas tiveram início no dia 25 desse mês”, considerando que “ao longo de mais de meio século, esta Escola tem sido um farol de conhecimento, aprendizagem e crescimento para toda a comunidade, modelando o futuro de gerações de jovens e contribuindo para o desenvolvimento da nossa região e não só”.
Criação de uma Associação de Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Escola
A coordenadora da comissão organizadora das comemorações, referindo-se às homenagens que iriam ser efectuadas, nomeadamente aos antigos presidentes dos conselhos directivos e directores, disse que “cada um deixou uma marca indelével na história da nossa Escola, pois foram os arquitectos das nossas conquistas e os defensores de uma educação de qualidade. A visão e a liderança de cada um foram fundamentais para construir a instituição escolar que hoje conhecemos e de que nos orgulhamos”, deixando ainda um “agradecimento especial a todo o pessoal docente”, assim como à Associação de Estudantes, à Associação de Pais e Encarregados de Educação e ao pessoal não docente “e por último, mas não menos importante, aos nossos parceiros, que têm colaborado connosco ao longo destes anos. A vossa participação e apoio são fundamentais para que possamos realizar projectos e iniciativas que enriquecem a aprendizagem dos nossos alunos. Juntos, estamos a construir um futuro melhor para todos”, terminando por deixar o repto a todos os presentes para a criação de uma Associação de Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Escola, considerando que “esta iniciativa visará aproximar pessoas que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a construção da nossa história, proporcionando um espaço de encontro, troca de experiências, apoio mútuo e novas oportunidades”.
Recordados também os responsáveis pela criação do ensino secundário em Arganil e da Escola, como os saudosos professor José Dias Coimbra, João Castanheira Nunes, dr. Antonino Henriques, dr. Alberto Ferreira
Após as intervenções da presidente do conselho geral do Agrupamento, Fernanda Pacheco, dos testemunhos deixados por antigos professores e alunos que não deixaram de recordar, também, os responsáveis pela criação do ensino secundário em Arganil e da Escola, como os saudosos professor José Dias Coimbra, João Castanheira Nunes, dr. Antonio Henriques, dr. Alberto Ferreira, e as dedicações como o dr. António Pereira Alves, a Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, começou por referir que “hoje, celebramos pessoas, memórias e um passado de conquistas, de uma Escola que tem um futuro promissor e por salientar que “ao longo destes 55 anos temos que nos orgulhar do trabalho feito nesta Escola, não esquecendo a importância da educação para a democracia”.
“A Escola é um centro cultural, académico e de desenvolvimento essencial em qualquer comunidade, uma vez que todas as profissões passam pela Escola. A Escola é um mundo e deve preparar os alunos, para terem conhecimentos sólidos e saberem distinguir a informação de conhecimento”, referiu Cristina Oliveira, terminando por se congratular pelo facto da Escola Secundária de Arganil ser “inclusiva e ter uma multiculturalidade de alunos”, o que “ajuda a colmatar um pouco as desigualdades que há lá fora” e por deixar o alerta para os desafios do futuro.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, não podenso estar presente, enviou uma mensagem na qual referia que “assinalamos não apenas 55 anos de história, mas 55 anos de dedicação à educação e de investimento no futuro das nossas crianças e jovens”, considerando por isso que a Escola Secundária “tem sido um pilar fundamental na formação dos arganilenses, contribuindo decisivamente para moldar os seus percursos profissionais” e recordando que “começou por ser uma das primeiras Escolas Secundárias da região, e hoje pode orgulhar-se de ter formado várias gerações de alunos, assumindo-se como uma rampa de lançamento para o sucesso de inúmeros arganilenses dentro e fora das fronteiras do concelho e do país”.
“Mais do que um edifício, esta Escola é um lugar de oportunidades e um ponto de viragem na vida de muitos de nós”, considerou Luís Paulo Costa, pelo que “estão de parabéns a direção do Agrupamento de Escolas, os professores, os assistentes técnicos, os auxiliares da acção educativa e, claro, os alunos – os que estão presentes agora, mas também aqueles que por aqui passaram ao longo dos anos e que, com a sua dedicação, fizeram desta Escola o que ela é hoje”, considerando por isso que “este é o reflexo do trabalho conjunto, da colaboração entre a Escola, os alunos, as famílias e a autarquia, que permite que a nossa comunidade educativa continue a evoluir”, fazendo votos que “os próximos 55 anos sejam marcados pela continuidade da excelência e pela formação de jovens capazes de liderar, inovar e transformar, com a Escola Secundária de Arganil a destacar-se cada vez mais como farol de oportunidades”.