
Sábado, 2 Abril, foi dia de festa no e para o Agrupamento N.º 874 de Arganil do Corpo Nacional de Escutas, porque além da comemoração do seu 35.º aniversário (ocorrido em Fevereiro passado), viveu um dos seus momentos altos com as promessas de lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros e ainda com a investidura de uma nova dirigente, Sara Guerreiro.
“Dia maravilhoso, (…) dia especial”, como considerou o assistente de Agrupamento (e reitor de Arganil), padre Lucas Pio, e que contou também com a participação de representantes da Junta Regional de Coimbra, o chefe regional Luís Coelho, chefe regional adjunto Nuno Mendes, secretário regional para os adultos, chefe Paulo Renato e que, com a sua presença, não quiseram deixar de manifestar o seu apoio e dar a sua canhota, apertada, de parabéns ao Agrupamento N.º 874, com votos para que “venham mais 35”.
E ao longo dos seus 35 anos foram muitas as centenas de jovens que passaram pelo Agrupamento, sempre servido por dedicados dirigentes, alguns desde a fundação e que, mesmo contra ventos e marés, às vezes com sacrifício das próprias vidas pessoais mas no cumprimento do lema que os norteia “SEMPRE ALERTA PARA SERVIR”, continuam a contrariar os profetas da desgraça e a manter bem viva a chama do escutismo em Arganil.
A prova disso mesmo foram as mais de quatro dezenas de crianças e jovens que agora fizeram as suas promessas, a investidura de uma nova dirigente, que são a esperança no e para o futuro do Agrupamento que, agora mais reforçado no seu efectivo, estão “Da melhor vontade” e “Sempre Alerta” para o cumprimento do lema deste ano, “Renas(c)er em Agrupamento”.
Um renascimento bem visível nestas promessas e neste dia de festa que, no programa elaborado, começou com o acolhimento, a formação de equipas, o lançamento do jogo de vila, o lanche e a preparação do espaço na Cerâmica para a missa, o ensaio e que teve o seu momento mais alto na celebração da Eucaristia, com as promessas dos escuteiros, e que além da comunidade, contou também com a presença e participação de muitos familiares, com a chefe de Agrupamento, Andreia Almeida, a manifestar a sua alegria, a agradecer a todos que se envolveram na organização desse momento, alto, a deixar os parabéns a todos aqueles que fizeram a sua promessa e a deixar-lhes ainda como mensagem, “Pega na mochila e segue caminho/No fundo sentes que não estás sozinho/Para cima mais alto é a direcção/E não há melhor bússola que o coração”.