ARGANIL: Alunos da Escola Secundária visitaram Feiras Internacionais em Madrid

Nos dias 17 e 18 de Novembro, os alunos do 12.º ano do Curso Técnico de Manutenção Industrial – Variante Mecatrónica da Escola Secundária de Arganil (ESA), acompanhados pelos professores da área técnica Dário Baptista, Júlio Marques e João Rodrigues, visitaram a Feira Internacional em Madrid sobre metalomecânica, materiais compósitos e robótica (MCR), Feira de Climatização e Refrigeração (C&R) e Energia e Meio Ambiente (Genera).

Em apenas dois dias de visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar na prática, diversas tecnologias estudadas ao longo do curso e as últimas novidades industriais das áreas mencionadas.

A atividade teve início na ESA às duas da manhã em direção ao aeroporto de Lisboa. Para a maioria dos alunos, foi a primeira experiência de voo, foi visível o entusiasmo sentido, pois registaram todos os momentos dentro e fora do avião!

O primeiro dia de trabalhos foi dedicado à Feira MCR e o segundo à Feira C&R e GENERA e que são eventos de referência e estão entre os melhores a nível mundial, nos seus setores de atuação.

Foram dois dias extremamente enriquecedores ao nível técnico. Os futuros técnicos de manutenção industrial, entenderam que o mundo industrial está em constante crescimento e evolução, referindo que “estes eventos são os locais certos para nos mantermos atualizados, e encontrarmos as melhores soluções para os projetos em que estamos inseridos”.

Algumas empresas (expositores) referiram a importância da aposta na formação de pessoas na área da manutenção industrial, considerando que “tal como em Portugal, a necessidade de quadros técnicos qualificados nesta área é crescente, e a nível mundial assistimos a uma carência de trabalhadores nesta área.

A participação nesta atividade dos alunos da Escola Secundária também está relacionada com a atualização e acompanhamento de novas tecnologias industriais, de forma a melhorar a resposta aos desafios da formação no curso técnico de manutenção industrial – variante mecatrónica.

Para além dos conhecimentos técnicos adquiridos, os alunos contactaram com uma realidade cultural diferente, numa cidade com uma excelente rede de transportes, e esforçaram-se para entender a dinâmica dos transportes em Madrid, dizendo que “importa referir a simpatia de todos os espanhóis, sempre que abordados com as nossas dúvidas” e deixando o agradecimento “a todas as empresas que apoiaram a nossa presença neste evento: FUCHS Lubrificantes, AKA Moldes, ZANOTTI, Eliwell, GUIL e ELIFRI.

A ESA espera que a participação nesta atividade seja um contributo para aumentar a motivação dos alunos participantes (finalistas), para terminarem o curso com sucesso. “Se tudo correr bem e se a crise pandémica nos permitir, iremos continuar a participar e a promover estes eventos, nacionais e internacionais. As melhores empresas e os melhores profissionais têm de estar nos grandes palcos!”.