ARGANIL: CAC PRESTA ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS – Cancelamento do Rally de Arganil

Numa nota de imprensa que nos foi enviada pela direcção do Clube Automóvel do Centro (CAC), a Comissão Desportiva refere que “no seguimento da comunicação do cancelamento do Rally de Arganil e tendo em conta desenvolvimentos posteriores, o CAC sente-se na obrigação de prestar alguns esclarecimentos adicionais.

No início de Janeiro de 2024 foi enviado um email dirigido ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil (CMA) a solicitar uma reunião para apresentação de projecto para realização de um Rali em Arganil.

No dia 30 do mesmo mês, reunimos em Arganil com o Sr. Vereador do Desporto, a quem foi entregue proposta de realização da prova com um orçamento inicial de 47.400 euros.

O Sr. Vereador, nessa mesma reunião, face ao valor apresentado, pediu a revisão desse mesmo orçamento. 

No dia 28 de Fevereiro foi recebido um email do Sr. Vereador do Desporto, com conhecimento do Coordenador da Protecção Civil (CPC) da CMA, a dizer que ‘é com satisfação que comunico a intenção do Município de Arganil em acolher a prova em Arganil’ e sugerindo nova reunião. 

No dia 4 de Março, em reunião com o Vereador e o CPC da CMA, foi entregue nova proposta, com o orçamento revisto, no valor de 40.579 euros a pagar pela autarquia acrescendo as despesas com Bombeiros que seriam também assumidas pela autarquia.

Nessa mesma reunião ficou então acertado o valor final de 40.000 euros a suportar pela CMA, mais as despesas com bombeiros; não tendo havido por parte da CMA qualquer contestação.

Nas semanas seguintes, foram mantidas interações regulares entre as duas entidades, em que a CMA determinou o nome da prova – RALLY DE ARGANIL – ARGANIL CAPITAL DO RALLY – e elaborou o logotipo oficial e em que o CAC elaborou toda a parte da organização desportiva do evento, em estreita colaboração com a CMA e o seu CPC. 

No dia 10 de Julho, a pedido do CAC, realizou-se nova reunião com o objectivo de apresentar as necessidades em termos logísticos e arranjos do percurso.

Nesta mesma reunião, o Sr. Vereador solicitou o envio do protocolo que formalizaria tudo o que tinha sido acordado até então.

No dia 22 de Julho foi enviado o protocolo para apreciação da CMA, ao qual nunca obtivemos resposta formal, apenas um telefonema do vereador informando a indisponibilidade da CMA em cumprir o protocolo enviado.

No dia 26 de Julho enviámos um email ao Presidente da CMA a expor toda esta situação e a informar que, face à indisponibilidade da CMA em financiar o evento, ver-nos-íamos forçados a cancelar o Rali. No dia seguinte ainda propusemos telefonicamente uma solução, que foi liminarmente rejeitada pelo representante da CMA. 

Mais uma vez sem qualquer resposta em tempo útil, no dia 30 de Julho emitimos então um comunicado informando o cancelamento do Rali.

Esta é a cronologia dos factos.

O CAC encontra-se disponível para qualquer esclarecimento adicional”.