ARGANIL: Celebração das conquistas e sonhos da EDS levou o público às lágrimas

No dia 1, no auditório da Cerâmica Arganilense, o mês de Outubro inaugurou a agenda cultural do Município de Arganil com a Gala de entrega dos diplomas e medalhas dos exames da Royal Academy of Dance e cerimónia de pontas da Escola de Dança E-Motion.

Na cerimónia e ladeando directora artística da Escola de Dança E-Motion, professora de ballet Inês de Castro, esteve presente a Directora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão, em representação do Município a vereadora da Câmara Municipal, Elisabete Oliveira, alunos, pais, familiares, amigos e a comunidade para celebrarem com a EDS conquistas e sonhos que se tornaram realidade.

A cerimónia foi uma celebração. Celebraram-se as vitórias e a paixão pelo ballet. Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola de Dança E-Motion leva as suas alunas de ballet a exames avaliados por examinadores estrangeiros, imparciais, que objetivamente avaliam os seus conhecimentos de dança clássica.

Este ano, a EDS levou vinte alunas a exames de grau 1, grau 2, grau 4 e intermediate foundation da Royal Academy of Dance. Nestes exames internacionais, 13 alunas foram propostas a exame (sozinhas numa sala com a examinadora estrangeira) e 7 a class award (avaliação com a presença do professor durante a prova, dando indicações aos alunos acerca dos exercícios). Houve 100% de aprovação pelo 3.º ano consecutivo. Dos 13 exames, destacam-se ainda 7 distinções, a nota mais alta da RAD, dos quais todas as outras notas foram “high merit”, a segunda nota mais alta.

Estão todas de parabéns, a Escola, professora, pais e alunos, mas também toda a comunidade porque e como salienta a directora artística da EDS, Inês de Castro, “se leva o nome de Arganil e Oliveira do Hospital além-fronteiras e reconhece-se como a única escola com um ensino certificado e oficial da Royal Academy of Dance e IDTA. Somos motivo de orgulho”.

Mas não só a cerimónia de entrega dos diplomas e medalhas foi emotiva. Após o simbólico momento da entrega dos diplomas por parte das entidades presentes, e da colocação das medalhas por parte dos pais, simbolizando o orgulho que têm no trabalho das suas filhas, a professora Inês de Castro deu início à cerimónia de pontas, um momento que pretendeu celebrar uma nova conquista e a realização de um sonho de menina: a compra e iniciação do trabalho de pontas, o subir à ponta dos pés.

Celebrada a arte

No auditório da Cerâmica celebrou-se a arte… a arte de não desistir, a arte de seguir mesmo com dor, a arte de recusar a preguiça. Celebrou uma nova fase. As meninas que sonhavam com as sapatilhas de pontas agora são bailarinas, com uma responsabilidade acrescida de ser o exemplo para as mais novas.

Nas palavras da professora Inês de Castro, “acreditem, elas crescem! Da ponta dos pés aos fios dos cabelos, levam no rosto e no olhar a alegria de ser instrumento de renovação, persistência e motivação. Obrigada pela confiança de todos os pais, à amizade e carinho das minhas alunas. Vocês transbordam-me e realizam-me. Continuem persistentes e dedicadas. Mães e pais, continuem a apoiar as vossas filhas. Eu prometo continuar a ser amor e arte para guiar as nossas meninas”. E ainda no cumprimento do lema, “EDS, a escola de dança onde a magia acontece”.