
Começa amanhã, dia 6, e prolonga-se até domingo, dia 8, no Paço Grande, a XVIII Feira das Freguesias – Mostra Gastronómica “trazendo consigo a já habitual festa dos sabores e das tradições, naquele que é um dos eventos mais participados e expressivos do concelho e que junta, à distinta gastronomia, a música tradicional, a riqueza etnográfica, os costumes e momentos de grato convívio”.
Organizada pela Câmara Municipal em colaboração com a Casa da Comarca de Arganil, a inauguração da Feira está marcada para as 19 horas de amanhã, no Paço Grande, com a participação e animação das Concertinas Sons e Suadelas, que conforme o programa (em caixa) e como habitualmente, conta com a participação das Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, às quais cabe, através das suas associações e colectividades, a responsabilidade de dar a provar os sabores mais autênticos do património gastronómico local.
O Mercado Municipal contíguo ao recinto, conta também com um programa de animação próprio
À semelhança dos últimos anos, para além do baile popular na noite de sábado (este ano com a banda “PimbaLança”), o Mercado Municipal contíguo ao recinto, conta também com um programa de animação próprio, garantindo que a festa não se esgota com o palco principal, onde Tunas, Filarmónicas e Grupos Folclóricos do concelho vão desfilar e animar diariamente o público, ao mesmo tempo que não deixa de ser uma importante oportunidade para trazerem e darem a conhecer o seu trabalho, o trabalho que desenvolvem ao longo do ano e que, como não pode ser esquecido, também levam longe e honram o nome de Arganil.
Concurso Gastronómico
Mas como exige a tradição, a Feira das Freguesias tem ainda como intuito preservar e promover o património gastronómico e as iguarias seculares do receituário concelhio, contando com a realização do habitual Concurso Gastronómico, que intenta premiar não só o melhor prato principal e melhor sobremesa servida, como também a melhor apresentação geral no que respeita à decoração da tasquinha. É destinado a todas as freguesias participantes, tem lugar no dia 7 de Junho e, no dia seguinte, os resultados são depois anunciados. Ainda durante o segundo dia e igualmente com o intuito de promover e preservar uma das receitas mais típicas e antigas do concelho, o bucho, a Confraria do Bucho de Arganil vai realizar, integrado no certame, o seu XV Capítulo.
E aliado a tudo isto, mais do que a tradição, a gastronomia, a cultura, são sem dúvida o encontro, a festa popular, o fraternal convívio entre os arganilenses e os muitos visitantes que, nestes três dias, passam pela nossa terra que, em cada ano, marcam a em boa hora criada e já tradicional Feira das Freguesias, agora na sua XVIII edição.
Programa
6 de Junho (sexta-feira) – 19 horas, inauguração da Feira das Freguesias; 20, Tuna Cantares de Coja; 21, Grupo Folclórico da Região de Arganil; 22, Filarmónica Pátria Nova de Coja; e 1, fecho.
7 de Junho (sábado) – 10 horas, sessão solene do VI Capítulo da Confraria do Bucho de Arganil, nos Paços do Concelho; 12, abertura da Feira das Freguesias – 18.ª Mostra Gastronómica; 16, Rancho Folclórico “Os Malmequeres da Cerdeira”; 17, Rancho Infantil e Juvenil “Os Columbinos” de Pombeiro da Beira; 18, Rancho Juvenil da Casa do Povo de Arganil; 19, Tuna Popular de Arganil; 20, Tocata do Rancho Folclórico Flores do Casal de S. João (animação volante); 21, Filarmónica Arganilense; 22-30, “PimbaLança” – A festa do pimba de Portugal; e 1, fecho.
8 de Junho (domingo) – 12 horas, abertura da Feira; 14, Bombos de S. Nicolau; 14-30, Rancho Folclórico dos Povos da Ribeira de Celavisa; 15-30, Tocata do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva; 16, Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo; 17, Filarmónica Barrilense; 18, Filarmónica Flor do Alva de Vila Cova do Alva; 19, divulgação e entrega dos prémios aos vencedores do Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2025; 19-30, Fanfarra dos Bombeiros de Coja (animação volante); 20, Tuna de S. Martinho da Cortiça; 21, Rancho Folclórico Rosas de Coja; e 0, fecho da XVIII Feira das Freguesias