ARGANIL: Consignação da obra de beneficiação e restauro da capela do Senhor da Ladeira

Momento da assinatura do contrato de consignação da obra de “Beneficiação Estrutural e Restauro da Capela do Senhor da Ladeira no Santuário do Mont’Alto”

Na terça-feira e, simbolicamente, junto à obra, a empresa Abel Lourenço Dinis, Lda. e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Arganil assinaram o contrato de consignação da obra de “Beneficiação Estrutural e Restauro da Capela do Senhor da Ladeira no Santuário do Mont’Alto”.

Foi um momento histórico “e até de muita alegria”, como foi considerado (e bem), porque e dado o estado de degradação em que se encontrava a Capela (entretanto o tecto acabou mesmo por cair) esta foi, entre muitas outras, obra escolhida como prioritária pelo reitor, padre Lucas Pio, quando da sua chegada a Arganil e, desde logo, sensibilizou para isso a Câmara Municipal, para a urgência da preservação deste importante património que acolhia também aquele que, como considera, “é Menino Jesus mais bonito do Mundo”, o Menino Jesus da Ladeira.

Mas era uma obra muito cara e, três anos são passados, mas desde logo e após os insistentes pedidos do reitor, a Câmara Municipal e o seu presidente, Luís Paulo Costa, foram sensibilizados para a urgência que era a recuperação da Capela do Senhor da Ladeira. E fez os projectos, cujos custos ascenderam a 12 mil euros, envolveu também a ADIBER que, através do Programa de Desenvolvimento Rural 2014/2020 e que tem como “objectivo principal dinamizar os territórios rurais” e, dos fundos comunitários, acabou por ter um apoio financeiro de 93.903,46 euros. Porque “A Europa investe nas zonas rurais”.

Obra ultrapassa os 210 mil euros

Mas mesmo assim, o custo da obra ultrapassa os 210 mil euros e, como disse o gestor do projecto designado “Senhor da Ladeira – Devoção e Cultura”, António Manuel Ventura Fernandes, “ainda faltam 80 mil euros, que a Fábrica da Igreja não tem”, mas ficou a certeza que, em Arganil e até hoje, nenhuma obra ficou por fazer por falta de dinheiro. E tanto assim é e como disse o presidente a Junta de Freguesia, Pedro Alves, também já tem disponíveis 3 mil euros para ajudar a obra, enquanto o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, disse também que embora desconhecendo o estado de degradação em que o templo se encontrava, jamais pode ser destruído o património religioso e cultural do concelho.

Mas para isso e no caso concreto do Capela do Senhor da Ladeira, a Fábrica da Igreja não deixa de contar também com a ajuda e apoio dos arganilenses, dos amigos e do Mont’Alto que, como disse o reitor, nunca deixaram de manifestar a sua generosidade, a sua colaboração e apoio nas obras que, na paróquia, tem vindo a ser realizadas e, muito menos nesta que é prioritária, a Capela do Senhor da Ladeira e também a casa do Menino Jesus. Para isso e para apoiar, as pessoas podem fazer o seu donativo, na Caixa de Crédito Agrícola Beira Cento, através do NIB 0045 3450 40365629939 36 ou IBAN PT50 0045 3450 4036 5629 9393 6.

A obra, que agora começou, prevê-se que esteja terminada em Agosto do próximo ano e, na sua inauguração, a grande festa na qual será mesmo criado o dia dedicado ao Menino Jesus da Ladeira, como disse o padre Lucas Pio, e que pelo seu empenho, pela sua dedicação, pelo seu zelo “como pastor atento ao seu rebanho” não deixou de merecer elogios, justos, por parte do presidente da ADIBER, Miguel Ventura, do presidente da Junta de Freguesia, Pedro Alves, e do presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa.

“O papel que o padre Lucas assumiu neste processo é muto importante e que. humildemente confesso, não tive conhecimento do estado em que esta Capela o Senhor da Ladeira se encontrava pelo que, foi na sequência das suas intervenções, que tive conhecimento do estado em que se encontrava esta Capela” e, depois de acrescentar que “na nossa terra tantas vezes se consegue apontar ao dedo a coisa absolutamente ridículas”, reconheceu e enalteceu, mais uma vez, o papel do reitor e de todos que se envolveram neste processo, que vai permitir a recuperação e restauro “deste importante património” que é capela do Senhor da Ladeira.