ARGANIL: “Entre o Sagrado e o Profano II”

Cláudia Costa disse que “fiz esta exposição nesta data de propósito para os meus alunos”

De 19 de Maio a 14 de Julho próximo, no Átrio de Exposições Guilherme Filipe, nos Paços do Concelho, está patente a exposição de pintura “Entre o Sagrado e o Profano II”, de Cláudia Costa.

Professora de Artes na Escola Secundária de Arganil, Cláudia Costa expõe os seus trabalhos pela terceira vez em Arganil, onde agora teve a alegria de ver os seus alunos (e alguns colegas professores) virem participar na inauguração da exposição e apreciar os seus quadros onde “a sua pintura navega entre os mitos e a História, em mundos sobrenaturais e a necessidade da compreensão do mundo real, numa convivência crítica entre os ícones actuais ou um certo lixo civilizacional e as particularidades da memória colectiva”, como escreveu o Professor Carlos Almeida.

“A crítica à religião como mote para um olhar crítico sobre a sociedade actual, maculada nos seus valores e preenchida com tralhas e futilidades. Uma colecção de pequenos nadas, dispersos e espalhados pela tela. Tudo isto sob o olhar (nem sempre) atento de ícones intemporais…”, escreveu também Pedro Cravinho sobre esta pintura iconoclasta figurativa que faz parte dos quadros que integram esta exposição de Cláudia Costa, que além de Arganil e ao longo da sua carreira já participou, desde 1986, em muitas exposições colectivas e individuais em muitos outros pontos do país.

As obras expostas no Átrio de Exposições Guilherme Filipe “são produto dos últimos dez anos, nos quais se inclui o período de confinamento ditados pela pandemia”, como disse Cláudia Costa, referindo ainda que “fiz esta exposição nesta data de propósito para os meus alunos”, sem deixar de considerar que “aumentar a literacia artística dos alunos é importante, porque no interior não têm a possibilidade de ir aos grandes centros de exposições”.

O vereador da Câmara Municipal, Luís Almeida, depois recordar que com esta exposição “a professora Cláudia já é uma repetente aqui no Átrio de Exposições Guilherme Filipe”, enalteceu a “sua visão e criatividade artística” sobre o Mundo nas suas obras, a sua qualidade, agradeceu por “trazer arte a este espaço, aberto para criadores artísticos como a professora”, dizendo também que “gosto de ver aqui os alunos de Arte e Multimédia a virem visitar as obras da vossa professora, mas também fica o convite à comunidade para vir e conhecer estes trabalhos. Parabéns e votos de uma ótima exposição e que tragam muitas pessoas aqui, ao Átrio de Exposições Guilherme Filipe”.