ARGANIL: Escola de Dança E-Motion fez magia no Convento São Francisco

Alunos da E-Motion fizeram e deixaram magia em Coimbra

No passado dia 24 de Fevereiro, a Escola de Dança E-Motion realizou mais um sonho das crianças e jovens da Beira Serra, concedendo-lhes a oportunidade de pisarem o palco do Convento São Francisco, em Coimbra, para a produção do bailado de dança clássica “A Bela Adormecida”.

A produção contou com a adaptação e encenação da professora Inês de Castro e com os alunos da sede de Arganil e pólo de Oliveira do Hospital, contando ainda com uma abertura das turmas de dança contemporânea e intervenção do pianista Miguel Neves.

A magia levou ao rubro mais de cinco centenas de pessoas que contemplavam, extasiadas, a maturidade e dedicação de todas as crianças em palco. Desde as fadas madrinhas, tricoteiras, à princesa Aurora, ninguém passou despercebido. Note-se que o dia coincidiu com o 5.º aniversário desta Escola de Dança, pelo que, nas palavras da diretora artística Inês de Castro, “estamos muito felizes por com apenas 5 anos de vida, já podermos ter tanto para contar, certos de que dia após dia continuamos a fazer história”.

Um momento que ficará para sempre marcado na memória coletiva de familiares, amigos, apoiantes e alunos desta Escola, por terem levado o nome da Beira Serra e o que de bom se faz no interior. Caso para dizer, BRAVO!

Inauguração de um novo estúdio de dança

Fundada a 24 de Fevereiro de 2019 no seio da Associação Juvenil E-Motion, a Escola de Dança E-Motion, além de comemorar de maneira muito marcante os seus 5 aos de actividade com a apresentação do bailado “A Bela Adormecida”, no Convento de São Francisco, em Coimbra, vai também inaugurar ainda durante este mês de Março, um novo estúdio de dança, destinado aos alunos da modalidade de hip-hop,

“Esta ampliação vai ser muito positiva para todos os alunos, mas em especial para os de hip-hop, para o nosso grupo The Boogies”, já que “vão ter um espaço só para eles, com um ambiente de danças urbanas e com uma energia que eles precisam para os ensaios”, disse a dircetora artística e pedagógica da Escola, Inês de Castro, deixando desde já o convite a toda a comunidade “a participar na inauguração desta nova parte da E-Motion”.

Inês de Castro referiu ainda que “as professoras Magda e Ariana estão muito motivadas com o facto de terem um estúdio para o trabalho das danças urbanas” e que nesse novo espaço, “teremos também uma sala de convívio para os alunos e balneários. É um grande investimento que a Escola está a fazer, mas em prol do bem-estar dos nossos alunos e da qualidade da nossa Escola”, onde no ano transato também foi colocado um pavimento em linóleo no estúdio de dança contemporânea e de dança clássica, acrescentando que, para além deste, “temos um segundo estúdio, no piso -1, de taekwondo, onde temos também o tatami, piso utilizado nas artes marciais de competição”, considerando que os alunos de hip-hop, quer num estúdio, quer no outro, usufruíam de “condições maravilhosas”.

Contudo e ainda segundo Inês de Castro, “sentimos necessidade de haver um terceiro estúdio, com uma energia diferente, mesmo em termos de decoração, para a modalidade de hip-hop” e embora esta intervenção ainda se encontre em fase de conclusão, a criação deste novo estúdio “vai rondar os 10 mil euros” e, por isso, que “se alguém quiser contribuir para esta causa, ficaremos muito gratos”.

No dia da inauguração do novo estúdio haverá uma cerimónia oficial, com entidades convidadas, bem como “bolo e champanhe para os convidados”, como deu a conhecer Inês de Castro, e vai decorrer também um workshop para os alunos de hip-hop, “com o professor António Silva, um bailarino do Porto, uma das pessoas mais impactantes na cultura hip-hop de Portugal, que já sabe bem as bases do hip-hop e que vai transmitir aos nossos alunos essa cultura e esses valores tão importantes”.

A directora artística e pedagógica da E-Motion deixou também o apelo a todos os interessados para que “venham experimentar as nossas aulas, conhecer as nossas instalações”, quem quiser basta aparecer “em Arganil ou em Oliveira do Hospital e experimentar o ballet contemporâneo, hip-hop, taekwondo, pilates e yoga, actividades para pessoas desde os três aos 60 ou 70 anos”.

Entretanto e ainda segundo Inês de Castro, foi promovida uma audição no sentido de criar também um grupo de competição, composto por crianças e jovens a partir dos 9 anos, das várias modalidades, para participar em concursos, campeonatos e competições que designaram de “Elite Dance Crew” e actualmente constituído por 14 elementos, acrescentando que “teremos, este ano e mais uma vez, a participação no Concurso Nacional de Dança e no All Dance Portugal, uma competição mais internacional na qual vamos participar pela primeira vez. Já estamos a trabalhar para criar a coreografia que levaremos à competição no All Dance”.

“Este é um grupo misto, heterogéneo, com alunos da dança clássica, do ballet, mas também da dança contemporânea e do hip-hop, que se reúnem, aos sábados à tarde, para treinarem todos juntos a mesma música, com diferentes coreografias” e que “vai deslumbrar o público com as suas capacidades”, disse Inês de Castro, considerando que se trata de “um trabalho diferente e único aqui na região”, dando ainda a conhecer que “em princípio, iremos organizar uma Gala Solidária próximo do Dia Mundial da Dança, para que possamos levar os nossos alunos a participar nas competições nacionais e internacionais, e aí será a estreia da Elite”.