A sessão, que decorre amanhã, quarta-feira, dia 14, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, tem como objectivo, para além de outras actividades, destacar os municípios e agrupamentos com maior taxa de implementação do Eco-Escolas em Portugal e premiar as escolas que durante o ano lectivo transacto apresentaram os melhores trabalhos nos diversos desafios Eco-Escolas 2015.
O programa inicia pelas 9h30 e terá, sensivelmente até às 13h00, uma Eco-Mostra na qual estarão representadas cerca de uma centena de entidades relacionadas com o Ambiente através de exposições, jogos e ateliers. Às 11h00, na Conferência de Imprensa, realizar-se-á o balanço do ano lectivo anterior, serão anunciados os novos projectos em curso para 2015/16 e entregues os galardões aos municípios parceiros e às escolas.
A tarde continuará com actuações de diversas escolas, na qual participarão os alunos do concelho de Arganil no “Desfile de Roupas Usadas” e, terminará com a entrega do galardão bandeira verde que distingue como Eco-Escolas os estabelecimentos de ensino que durante o ano provaram ter em curso um programa coerente e de qualidade que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade.
O Programa Eco-Escolas, recorde-se, é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pretende encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas participantes, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.