De 9 a 12 de Novembro, vai realizar-se (pensamos que pela primeira vez) a festa do Menino Jesu da Ladeira e também a inauguração das obras de restauro da Capela do Senhor da Ladeira.
E a melhor resposta para o “iluminado” que, voltou à carga e num total desrespeito pelos arganilenses, pelos fiéis que veneram a imagem do Menino Jesus é esta, a festa em sua honra, o júbilo de voltar à sua casa, agora totalmente recuperada e renovada, com a dignidade que merece.
Mas ainda sobre o “escândalo” que, segundo o tal “iluminado”, chama iletrados aos arganilenses, mesmo “modernistas arganilenses” que desvalorizam a memória dos avoengos “exaltando o menino como ícone máximo do saque, violência, violação, tortura, morte e queimada nos primórdios do século XIX”, apenas queremos dizer que mais do que isso, podemos chamar-lhe ainda a “Catedral da Generosidade”, porque foi com a ajuda desses iletrados, dos muitos amigos que, honrando a memória dos avoengos, voltaram a erguer este templo. “Cada um trazendo a sua pedra”, citando Miguel Torga. E não temos conhecimento que os “preocupados” com o nome da Capela tivessem dado qualquer contribuição, trazido a sua pedra. Ficamos por aqui, porque e como sempre ouvimos aos mais velhos, “não vale a pena queimar cera com ruins defuntos”.
Bispo de Coimbra preside à reabertura da Capela do Senhor da Ladeira
Agora o que vale a pena (e isso é que é importante), mais do que visitar a Capela, é participar também na festa do Menino Jesus da Ladeira, que tem início no dia 9, pelas 21 horas, com a adoração no Santuário do Mont’Alto com as Irmãs da Fraternidade “O Caminho”. No dia 10, quinta-feira, pelas 21 horas, terço no Santuário com o grupo “Laudate Cantus”; no sábado, dia 11, pelas 18 horas, procissão no Mont’Alto com a imagem de Nossa Senhora a acompanhar o Menino Jesus de volta à sua Capela, a Capela do Senhor da Ladeira, com acompanhamento da Filarmónica de Arganil; e no domingo, dia 12, pelas 17 horas, missa solene de reabertura da Capela, presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes; 18-30, concerto “Cantar o Menino” pelo Grupo 7 de Setembro; e 19-30, jantar do Menino Jesus da Ladeira no restaurante Mont’Alto.
Mas é justo que se diga (e enalteça), tudo isto tem rostos e que são os tais iletrados e “modernistas” arganilenses, tais como o reitor, padre Lucas Pio, a Fábrica da Igreja, a equipa dedicada que nos mais diversos serviços voluntariamente serve a paróquia, porque só assim e com a ajuda de todos (também da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, da ADIBER), foi possível chegar a este momento da inauguração das obras de recuperação da Capela do Senhor da Ladeira, enriquecida (e marcada) pela festa em honra do Menino (com letra grande) Jesus da Ladeira.