
No passado dia 19 de Junho, no Parque Verde do Sub-Paço, realizou-se a 2.ª edição do Festival Intercultural de Arganil, organizado pelo Município no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Arganil e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
E o Festival cumpriu, de facto, “o objetivo de celebrar e valorizar a diversidade cultural do concelho, de acordo com as diferentes nacionalidades da comunidade de estrangeiros que escolheram este território para morar”, como disse a vereadora da Câmara Municipal, Elisabete Oliveira, manifestando ainda a sua satisfação pela grande participação de muitos dos cidadãos estrangeiros residentes no concelho (estimam-se 700) terem vindo até Arganil e participarem no Festival.
Um dia repleto e de verdadeira celebração
Foi um dia repleto e de verdadeira celebração, com uma programação cheia de actividades maioritariamente desenvolvidas pela comunidade local e estrangeira, numa clara promoção e partilha das suas diferentes culturas num só espaço, onde a música e dança, a animação, workshops e artesanato, aliados à diversidade gastronómica, proporcionaram um dia muito agradável e verdadeiramente enriquecedor.
Durante todo o dia, neste espaço verde privilegiado pela natureza que é o Sub-Paço e numa partilha e aprendizagem contantes, proporcionaram-se momentos de convívio entre as comunidades locais e estrangeiras, reforçou-se a inclusão e coesão social, ao mesmo tempo que se promoveu a integração e a multiculturalidade, premissas estas que, como disse ainda Elisabete Oliveira, “constam dos principais objetivos do Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Arganil”.