
Foi no dia 1 de Outubro, em Berlim, que a Vice-presidente da Ordem dos Notários, Filipa Azevedo Maia (Dr.) foi eleita para ocupar lugar na estrutura que agrega o notariado internacional, designadamente na sua Direção, para o mandato 2026-2028, integrando assim como conselheira, num colégio composto por 22 membros eleitos.
A eleição foi realizada pela Assembleia dos Notariados, composta por 93 países e incluindo os respetivos Presidentes dos Conselhos Nacionais, tendo sido a primeira vez que Portugal tem lugar nesse Comité, traduzindo um reconhecimento não apenas da personalidade eleita, mas de igual modo da qualidade e responsabilidade do Notariado Português.
Entenda-se que cabe ao Comité da Direção da União Internacional do Notariado a responsabilidade pela implementação do programa aprovado pela respetiva Assembleia.
A eleição de Filipa Maia, ocupando um dos lugares atribuídos à Europa, é pois mais um aspeto positivo e de afirmação dos Notários Portugueses, traduzindo ainda uma nova etapa numa carreira com mais de 30 anos da agora eleita e que passou pela Comissão dos Assuntos Europeus e da União Internacional do Notariado, isto em 2017.
Já em 2023 foi designada para a Comissão de Cooperação Notarial Internacional (CCNI), tendo como missão promover e apoiar a adoção do modelo do notariado latino, nomeadamente no contexto da Comunidade de Países Língua Portuguesa (CPLP) e da simplificação da documentação destinada à circulação no seio desta comunidade.
Em declarações após a eleição, Filipa Maia afirmou que “É uma honra representar o notariado português junto de uma instituição tão prestigiada como a União Internacional do Notariado Latino. O notariado não é apenas uma profissão, é um compromisso com a sociedade. É com esse espírito que espero contribuir para os esforços da UINL na proteção do modelo de notariado latino”.
A Comarca de Arganil não pode deixar de parabenizar esta eleição, fazendo votos para que a Dr. Filipa Azevedo Maia, tenha o maior sucesso nesta sua nobre missão para a qual foi escolhida pelo movimento internacional do notariado.