Na noite de domingo, 16 de Julho a Praça Simões Dias encheu de pessoas que tiveram oportunidade de ver e aplaudir um grande espectáculo de folclore internacional, proporcionados por grupos oriundos de Espanha, Taiwan e México.
Organizado pelo Município em parceria com a Casa do Povo de Maiorca, o Festival Internacional de Dança – “Folk in Arganil” trouxe até Arganil uma partilha de culturas de algumas partes do mundo, um espectáculo memorável de cores, muito ritmo, coreografias, músicas e danças, as tradições e, consequentemente, um “ambiente festivo e de celebração da interculturalidade”. E também “representativa da paz, união e amizade entre os povos”.
Antes do grande Festival, cada um dos grupos foi recebido, respetivamente em Coja, Folques e S. Martinho da Cortiça, onde os seus componentes passaram a tarde tomando contacto directo com a realidade cultural e gastronómica do nosso concelho para, à noite, levarem para o palco a alegria bem estampada em cada um dos seus rostos, saindo de Arganil com vontade de voltar.
“Noites de Verão”
E depois deste grande espectáculo de folclore, o programa das “Noites de Verão”, a realizar na Praça Simões Dias e organizadas pelo Município, vai ter início em 4 de Agosto próximo, pelas 21-30 horas, com o concerto final do III Estágio do Açor, organizado pela Associação Filarmónica de Arganil e pela Associação Juvenil CUME.
Em 5 de Agosto, também pelas 21-30 horas, 31.ª Mostra de Folclore Luso-Chilena, organizada pelo Grupo Folclórico da Região de Arganil; e no dia 12, pelas 18 horas, no Parque Verde Urbano do Sub-Paço, “Arganil Summer Fest”, organizado pelas Associações Juvenis Chama Viva, CUME, OS Columbinos e Projecto Radical.
19 de Agosto, 21-30 horas, Rogério Charraz: Concerto “O Coreto” e 26, pelas 21-30, “Arganil Fashion”, organizada pela Associação Juvenil CUME, com que culmina programação das “Noites de Verão” 2023, em Arganil.
“Noite Branca”
Em 1 de Setembro, a partir das 18-30 horas e até às 4 da manhã, a “Noite Branca” pelas ruas e a encher completamente de pessoas a vila.
Animação de rua, performances, música ao vivo, actividades para crianças, comércio aberto até à 1 da manhã, são motivos mais do que suficientes para uma grande noite, a “Noite Branca”, a não perder.