Durante o “mata-bicho” com que começou a iniciativa da paróquia de Arganil, “Auto Cristo”, agora na segunda edição, uma conceituada empresária foi entregar um envelope ao reitor, padre Lucas Pio, dizendo-lhe que era uma ajuda para as obras de reabilitação e restauro da Capela do Senhor da Ladeira, no Mont’Alto,
Depois de abrir o envelope, o reitor viu que era um cheque no valor de 2.000 euros. Era visível a sua satisfação e de imediato foi ter com a empresária, para lhe agradecer e enaltecer a generosidade e o seu gesto, mesmo a grande ajuda num momento em que ainda faltam 25 000 euros para pagamento das obras.
Tem sido assim e como aqui já referimos (citando mais uma vez Miguel Torga), “com qual cada trazendo a sua pedra com que se erguem as grandes catedrais”, que hoje se pode ver e constatar que com a ajuda de muitos, com as muitas “pedras” que foram sendo trazidas (e que com certeza vão continuar a chegar), o sonho deu lugar à realidade e a Capela do Senhor da Ladeira voltou a ter a dignidade que merece e lhe é devida. Mesmo não sendo uma grande “catedral”, mas é sobretudo e o mais importante, a “catedral” da generosidade.
É ver para crer. Neste momento já se encontram concluídas as obras de construção civil, estando a decorrer o restauro e recuperação da arte sacra, nomeadamente o altar mor e os dois altares laterais para de seguida ser dado o acabamento final, enquanto o púlpito já se encontra pronto e instalado.
Mas fora destas empreitadas há ainda a necessidade de equipar a Capela com o respectivo mobiliário, nomeadamente 12 bancos, 1 ambão (estante de leituras), credência de apoio e um roupeiro de sacristia para que, em 12 de Novembro próximo, tudo esteja pronto para a inauguração (também com o regresso a sua casa do Menino Jesus da Ladeira), que será presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
Para isso não deixa de ser necessário também que as pessoas continuem a ajudar, fazendo chegar as tais “pedras” para que no dia da inauguração possa ser dado a conhecer, e como se espera, o grande “milagre” de tudo estar pronto e pago. Para isso, a Fábrica da Igreja de Arganil continua a contar com a generosidade da indústria, comércio e fiéis em geral, para o que podem encaminhar as suas ofertas para a conta criada especificamente para o efeito com o IBAN: PT50 0045 3450 4036 5629 9393 6.
Encontros de formação no Centro Paroquial
No próximo dia 20, sexta-feira, pelas 21 horas, vai realizar-se no Centro Paroquial, um encontro de formação para todos os catequistas da Unidade Pastoral de Arganil e de paróquias vizinhas.
Sob o tema “A catequese compromisso com Cristo e a Igreja”, este encontro é dirigido pelas Irmãs da Fraternidade “O Caminho”, de Coimbra, que no da seguinte, 22, domingo, pelas 9 horas e no mesmo local, dirigirão também o encontro de formação para Ministros da Palavra e Comunhão, sob o tema “A evangelização como finalidade do Ministro”.
Estes encontros são abertos a todos que queiram participar. Serão todos muito bem-vindos, como disse o reitor, padre Lucas Pio.